Inova Unicamp marca presença na 7ª edição da Rodada de Educação Empreendedora

Texto: Marina Nania

Reunindo profissionais de ensino de empreendedorismo de todo o Brasil, ocorreu no dia 9 de maio, em São Paulo, a 7ª Rodada de Educação Empreendedora (REE). Organizado pela Endeavor e pelo SEBRAE, o evento promoveu reflexões sobre as melhores práticas e referências para ajudar na consolidação das instituições de ensino superior como principais agentes do desenvolvimento econômico e social, por meio do ensino do empreendedorismo.

A Gerente da Incubadora e do Parque Científico da Unicamp, Mariana Zanatta, representou a Agência de Inovação da Unicamp na mesa Estratégias das Instituições de Ensino para capacitar os empreendedores. Ao lado de Marcelo Bandiera, da Universidade Potiguar, e de Natália Ferreira, da Universidade Federal de Viçosa, Mariana discutiu as iniciativas adotadas pelas instituições para ajudar na formação e preparo dos empreendedores. “A ocasião foi uma oportunidade para discutirmos o impacto das estratégias adotadas pelas instituições de ensino de empreendedorismo nos ecossistemas nos quais elas estão inseridas”, conta Mariana.

A Rodada de Educação Empreendedora contou ainda com mesas de discussão sobre a relação da Universidade com o Mercado e estratégias para um ensino de empreendedorismo institucionalizado, além de palestras de Modesto Seara Vazquez, fundador do sistema da Universidade do Estado de Oaxaca, no México, e Randall Ussery, professor da Babson College. O evento também foi palco da final do Prêmio de Educação Empreendedora.

A agenda da REE foi construída a partir das recomendações da 4ª edição da Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, lançada no final de 2016. Com base nos resultados da pesquisa, que é uma realização da Endeavor e do SEBRAE, foi apresentado durante o evento um diagnóstico do ensino de empreendedorismo na perspectiva dos alunos e dos professores, em comparação com o cenário das instituições e recomendações para potencializar o seu impacto. Interessados podem conferir o relatório completo aqui.

Fonte: Incamp