EPTV: Teste desenvolvido na Unicamp usa inteligência artificial para diagnosticar Covid-19

O método para diagnósticos desenvolvido por pesquisadores da Unicamp e licenciado com o apoio da Inova Unicamp foi destaque em reportagem exibida pelo Jornal da EPTV 2ª Edição, afiliada da Rede Globo. O selecionador molecular está sendo aplicado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para uso exclusivo em testes de Covid-19

Na entrevista, o professor e pesquisador Rodrigo Catharino falou do pioneirismo da técnica que alia espectrometria de massa e inteligência artificial. O selecionador molecular é capaz de identificar biomarcadores moleculares que indicam a presença de doenças no sangue. Com o licenciamento, a tecnologia avança mais uma importante etapa em direção ao mercado.

A pesquisa envolveu cientistas do Laboratório de Inferência em Dados Complexos (Recod), do Instituto de Computação (IC), e do Laboratório Innovare de Biomarcadores, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Unicamp. A tecnologia ainda pode ser aplicada para análise de outras doenças, como Alzheimer e Zika vírus.

Assista à reportagem completa aqui