G1 Campinas | ‘Empresas-filhas’ da Unicamp faturam o dobro e geram 5,6 mil empregos em um ano, diz agência

Pesquisadora mulher com máscara e luvas azuis mexe em equipamentos em laboratório de pesquisas

Ao todo, as 1.019 companhias fundadas por pessoas ligadas à Universidade de Campinas faturaram R$ 16 bilhões em 12 meses e possuem 38.963 funcionários

As “empresas-filhas” da Unicamp registraram, em 12 meses, faturamento de R$ 16 bilhões, o que significa o dobro do alcançado no mesmo intervalo, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (21) pela Agência de Inovação Inova, da universidade. Já a geração de emprego foi 17% maior no mesmo período e representou crescimento de 5.648 vagas diretas.

O levantamento da agência foi feito entre setembro do ano passado e o mesmo mês de 2021, e a comparação ocorre com o mesmo intervalo de 2019 a 2020. Ao todo, a Inova mapeou 1.019 empresas-filhas, que são companhias criadas por profissionais ligados à Universidade Estadual de Campinas – como ex-alunos, funcionários e professores – ou que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp.

Também são consideradas “filhas” as companhias incubadas ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). No balanço anterior, a Inova contabilizou 33.315 empregos diretos. Neste ano, o total subiu para 38.963.

Leia a reportagem completa aqui

O Relatório das Empresas-filhas da Unicamp 2021 completo está disponível para download gratuito aqui