Tá no Ar Campinas: Pesquisadora da Unicamp analisa explosões que ocorreram em Rio Claro (SP)

A pesquisadora da Unicamp, pós-graduanda da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), Tássia Lins da Silva Quaresma, foi entrevistada no programa Tá no Ar Campinas, exibido pela Rede Família de Televisão. A engenheira química analisou as explosões ocorridas dentro de um posto de combustíveis em Rio Claro, no interior de São Paulo, após um caminhão pegar fogo nesta quarta-feira (30).

Na entrevista, Tássia explicou sobre a dinâmica de uma explosão com fenômeno de bola de fogo e onda de choque, que causou morte e grandes estragos na cidade.  A cientista desenvolve pesquisas na área de investigação e prevenção de explosões. Ela também comentou sobre o software Stokes. O programa de computador desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas consegue prever o risco de explosões acidentais, a partir de modelos matemáticos e do computador.

As pesquisas foram conduzidas no Laboratório de Análise Industrial e Risco Ambiental (L4R1S4) pelo docente Sávio Souza Venâncio Vianna.  A ferramenta foi patenteada com apoio da Inova Unicamp e está licenciada para a Universidade de San Buenaventura de Cartagena, na Colômbia.

Assista à entrevista completa aqui