Núcleos de Inovação ganham curso online de Negociação e Contratos

Texto: Marina Nania

Voltado aos profissionais dos Núcleos de Inovação Tecnológica de todo o Brasil, foi lançado hoje o curso online de Negociação e Contratos. Oferecido pela Agência USP de Inovação em parceria com a Rede Inova São Paulo, o curso aborda ferramentas de negociação e o panorama legislativo da inovação no Estado de São Paulo.

Com carga horária de 1 hora e 15 minutos, a capacitação traz, em oito vídeo-aulas, os conceitos básicos de negociação e contratos com foco em quem trabalha com transferência de tecnologia em instituições acadêmicas. O curso é ministrado por Flávia Vicentin, agente de inovação da Agência USP de Inovação.

Flávia inicia o curso apresentando técnicas de negociação, que envolvem a preparação, a troca de informações e a definição de propostas e concessões, e culminam em um acordo mútuo entre as partes. No contexto do NIT, Flávia explica que essas técnicas devem ser consideradas desde a etapa de proteção da propriedade intelectual, pois o modo como a patente é escrita já pode ser uma ferramenta a favor da equipe de transferência de tecnologia do Núcleo durante as negociações de parcerias.

O curso aborda, ainda, o ambiente legal da inovação no Estado, os diversos tipos de instrumentos jurídicos que podem ser utilizados e os elementos gerais de um contrato ou convênio, além de trazer os conceitos de sigilo e averbação de contratos. Flávia propõe aos alunos, também, um exercício de análise de um contrato de transferência de tecnologia.

Uma iniciativa do Projeto Inova Capacita, a plataforma de Ensino à Distância da Rede Inova São Paulo é aberta e de uso gratuito, e conta com cursos de nível básico voltados a profissionais e interessados na área de inovação em todo o Brasil. Além do módulo de Negociação e Contratos, estão no ar também os cursos de Introdução à Propriedade Intelectual, realizado pela Agência Inovação Inova Unicamp, Modelagem de Negócios, com professores do Centro Paula Souza, Avaliação de Tecnologias, realizado pela Agência Unesp de Inovação, e Estudo de Mercado, oferecido pela Agência de Inovação da UFSCar. Futuramente, serão acrescentadas novas capacitações oferecidas pelos núcleos de inovação do IPT e da Unicamp, com os temas de Valoração de Tecnologias e Comunicação para NITs. Os alunos que concluírem os cursos com mais de 70% na avaliação final recebem um certificado online de conclusão.

Interessados em conhecer a plataforma podem acessá-la através do link http://inovasaopaulo.org.br/ead/ e realizar seu cadastro gratuitamente.

A Rede Inova São Paulo

A Plataforma de Ensino à Distância é parte integrante do Projeto Inova Capacita, iniciativa da Rede Inova São Paulo financiada pelo CNPq que tem como objetivo promover atividades de capacitação e fomento à inovação, empreendedorismo, criação de empresas nascentes e de serviços prestados à comunidade das ICTs. “A Rede Inova São Paulo foi criada com o intuito de fomentar o relacionamento colaborativo entre os NITs, visando potencializar atividades de parceria, transferência de tecnologia e licenciamento, e catalisar a interação entre ICT e empresa com o objetivo de alavancar negócios”, explica o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo, Milton Mori.