“Parceira entre universidade e multinacional visa transformar conhecimento em produtos” – Matéria da Folha de S. Paulo

Unicamp e Bayer firmam acordo de colaboração para desenvolver inovações na agricultura tropical

Na coluna “Vaivém das Commodities”, o jornalista Mauro Zafalon abordou o acordo de colaboração entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Bayer.

A proposta é transformar o conhecimento e ideias em bens tangíveis, unindo a expertise universitária e a empresarial em uma parceria que ambas partes ganham: a Universidade por ter novas fontes de recursos e a empresa por colocar novos produtos no mercado com conhecimento inovador e científico.

Sobre o tema, o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, explicou que a possibilidade de interação entre a Unicamp e a Bayer é grande, já que a Universidade tem um banco com mais de mil patentes e contratos de licenciamento com pelo menos 600 empresas: “No começo é muito importante o diálogo, sem um viés com tema pronto. Vamos transformar ideias em negócios.”, afirma o diretor-executivo.

Inicialmente, três produtos serão o foco da parceria: soja, milho e cana-de-açúcar.

As pesquisas vão buscar melhoria genética, maior resistência das plantas às pragas e uma produção com mais sustentabilidade e um uso mais amplo de tecnologias.

Leia a matéria completa na Folha de S. Paulo.