Prêmio Empreendedor 2019 está com inscrições abertas para empresas-filhas da Unicamp

Premiado com troféu e quem entregou

Por Kátia Kishi

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de abrir as inscrições gratuitas para o Prêmio Empreendedor 2019, realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo grupo Unicamp Ventures, que está em sua terceira edição e se destina a reconhecer e premiar os cases de sucesso das empresas-filhas da Unicamp cadastradas.

Os empreendedores da Unicamp interessados em participar têm até o dia 30 de setembro para cadastrar cases de sucesso de suas empresas em três categorias diferentes (Impacto Social, Inovação e Maior Crescimento), sendo possível que uma mesma empresa cadastre cases diferentes em mais de uma categoria.

Será escolhida uma pessoa com o melhor case de sucesso em cada categoria que, além de receber o troféu em sua categoria, também terá a oportunidade de realizar o pitch sobre a empresa durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, agendado para o dia 24 de outubro no Centro de Convenções da Unicamp em Campinas.

As três pessoas escolhidas nas categorias serão as finalistas do Prêmio Empreendedor e estarão, automaticamente, concorrendo ao título de Empreendedor(a) do Ano de 2019, que reconhece a pessoa que impulsionou o sucesso da empresa com um troféu e R$ 50 mil em serviços de marketing (valor de tabela Sinapro), oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá. O vencedor será escolhido durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, após a realização dos pitches dos finalistas.

Empresas-filhas da Unicamp que não estão cadastradas na base de dados da Inova Unicamp não poderão se inscrever, a menos que regularizem seus cadastros até o dia 24 de setembro no site da Inova Unicamp.

Confira as categorias e os links para inscrição:

Mais informações e o regulamento no site do Unicamp Ventures.

O que é uma empresa-filha da Unicamp?

Uma empresa-filha da Unicamp é aquela que um dos sócios é ou foi aluno, ex-aluno, docente, funcionário da Unicamp ou que a empresa esteja incubada ou graduada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). Também são consideradas empresas-filhas da Unicamp as que nasceram de um grupo de pesquisa e/ou que o serviço ou produto principal seja a partir da exploração de uma tecnologia da Unicamp, sendo que hoje existem 35 empresas spin-osf da Universidade.

No último mapeamento de empresas-filhas da Unicamp, realizado em outubro de 2018, foi contatado o cadastro de 701 empresas-filhas, sendo que 604 estavam ativas e geraram juntas mais de R$ 4,8 milhões de reais em faturamento e 30 mil empregos diretos.

O cadastro de empresas-filhas é realizado aqui: https://www.inova.unicamp.br/empreendedorismo/cadastro-de-empresa-filha/