Prêmio Inova contempla alunos da Unicamp através de apresentações de pitch

Alunos apresentaram seus projetos de iniciação científica em forma de pitch durante o 27º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

Texto por Thais Oliveira e foto por Marina Moura

O Prêmio Inova é oferecido pela Agência de Inovação da Unicamp, desde 2008, e ocorre como parte das atividades do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, voltado para alunos de graduação.

Antigamente, era apenas uma análise dos pôsteres apresentados, mas neste ano ganhou uma configuração diferente, mais próxima das atividades fomentadas pela Agência. Os alunos de iniciação científica de diversos cursos da Unicamp passaram a apresentar seus projetos de iniciação científica em forma de apresentação de pitch, sendo premiados um projeto das áreas de Biológicas, Humanas e Tecnológicas.

“Na iniciação científica, os alunos já estão aprendendo e produzindo ciência. A questão mais impactante do Prêmio é ensinar conceitos de inovação e empreendedorismo que os faça repensar como seus projetos e invenções podem se transformar em inovações, mudando também panoramas sociais e econômicos”, comentou o Prof. Newton Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp.

Ao todo, cerca de 11 alunos das áreas de Biológicas, Humanas e Tecnológicas disputaram o prêmio. As apresentações aconteceram durante os três dias do 27º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Os vencedores foram:

• Biológicas: Esther Dantas da Silva, recém-formada em Nutrição, com seu projeto “Facilitação da avaliação do consumo de FODMAPs através de uma plataforma digital para nutricionistas
  • Humanas: Bruna Bueno, do curso de Ciências do Esporte, com a pesquisa “Sistema de Informação Geográfica como instrumento de auxílio para a gestão de instalações e programas esportivos.
  • Tecnológicas: Matheus Kaue Gomes, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, com o projeto “Construção de um sensor de fibra óptica baseado em Raspberry Pi pra caracterização das posturas da mão por miografia de força“.

Para Esther Dantas, recém-formada no curso de nutrição, a participação no evento complementou sua experiência de graduação: “Concorrer ao Prêmio Inova foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendi a elaborar um pitch com a equipe da Inova, a treinar o poder de síntese numa apresentação de apenas 5 minutos e, de quebra, ainda me diverti montando os slides do meu projeto de iniciação científica com esse estilo. Trazer o Prêmio para minha equipe foi incrível, através de um trabalho que tanto me orgulho em ter realizado. Pude fechar com chave de ouro essa etapa na minha vida, com a sensação de dever cumprido.”, comemorou.

Os participantes foram avaliados por um time de profissionais com experiência no mercado e em modelagem de negócios. Os avaliadores fazem parte de empresas e startups em diversos campos do conhecimento como saúde, serviços digitais, consultoria e treinamentos.

Por exemplo, Alcino Vilela que é CEO da Homebook Smart Portaria, startup incubada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a experiência foi muito positiva em diversos âmbitos: “O Prêmio Inova de Iniciação Científica é uma grande oportunidade para estimular os alunos de graduação a pensarem sobre o impacto de suas pesquisas para a sociedade, podendo gerar valor e até  empresas. Da mesma, para nós incubados na Incamp, foi uma experiência diferente estar do outro lado da mesa para avaliar os pitches e contribuir com reflexões para os alunos melhorarem suas apresentações”, compartilhou.

Como parte da programação do Congresso, Prof. Newton também ministrou uma palestra durante o Congresso para que os alunos conheçam o trabalho da Inovação na criação de um ecossistema sustentável com base no conhecimento, criado ao redor da Unicamp.