Prêmio Inova contempla alunos engajados em inovação e transformação social

Por Thais Oliveira

Nove alunos de variados cursos de graduação da Unicamp apresentaram suas pesquisas de iniciação científica durante a Final do Prêmio Inova 2020, de forma online na última quarta-feira, 09/12. O diferencial da edição foi a inserção da categoria Cidadania, que deu destaque às pesquisas que visam inovar, mas também provocar mudanças ambientais e socioeconômicas. 

O evento promovido pela Inova Unicamp acontece desde 2008 e nesta edição premiou cincos estudantes. O diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, apontou como a Inova pode ajudar os alunos a proteger suas pesquisas por meio de propriedade intelectual e também transformá-las em modelos de negócios. O diretor comentou que é importante mostrar essa cultura de transformar ideias em coisas que causam um impacto socioeconômico:

“Nos programas de formação e de cultura da Inova Unicamp, auxiliamos os alunos a comunicarem suas pesquisas e a pensarem como aplicá-las para resolver problemas. Desta forma, eles começam a enxergar a cadeira inteira de desenvolvimento de um produto ou serviço, pensando a própria pesquisa como algo que pode ter impacto direto nas demandas da sociedade”, explicou Frateschi. 

Durante seus 12 anos de realização, o Prêmio passou por diversas implementações como a inserção da categoria de humanas e a mudança da avaliação das apresentações para o formato de pitch. Em 2020, a novidade foi a inclusão de uma nova categoria de premiação: Cidadania. Entre os critérios de avaliação, os avaliadores tiveram que mensurar o quanto os alunos se engajaram com soluções que propusessem um impacto social. 

De uma forma geral, as pesquisas abordaram uma consciência com o social, apresentando temas como saúde mental, mapeamento de qualidade de água em assentamentos e uma pesquisa para um tratamento alternativo de câncer. 

A vencedora na categoria foi Amanda Alves de Mello, estudante de Engenharia Ambiental que apresentou sua pesquisa sobre otimização da primeira etapa de limpeza da água com o uso de ultrassom. Além do reconhecimento da banca, Amanda também foi a mais votada pelo público na categoria “voto popular”.

“Fico feliz de ver que todos os projetos tiveram uma preocupação aos interesses das minorias, populações mais vulneráveis, projetos voltados a resolver problemas referentes à falta de água potável, por exemplo. Vejo que a Unicamp está acertando no perfil de alunos que estão sendo formados”, comemorou a Profa. Neri Barros de Almeida, diretora executiva de Direitos Humanos da Unicamp que foi uma das avaliadoras da banca. 

Além do diretor-executivo da Inova e da Profa. Neri, também compuseram a banca Natalia Flores, editora da Agência Bori, que faz a ponte entre a ciência desenvolvida no país e a imprensa brasileira e Fábio Pagani, conselheiro do Grupo Unicamp Ventures, rede das empresas-filhas da Universidade. 

Os vencedores da edição 2020

Ao todo, o Prêmio recebeu a inscrição de 35 alunos de graduação, e entre as três áreas do conhecimento, foram escolhidos nove finalistas. Confira abaixo os vencedores:

  • Biológicas: Mayra Caroline Cunha Câmara 

Curso: Farmácia

Pesquisa: Encapsulação de fármacos hidrofílicos e hidrofóbicos em nanoestruturas do tipo polimerossomos

Do que se trata: Pesquisa voltada para o encapsulamento de dois fármacos que podem agir como alternativa ao tratamento do câncer. O foco é que atinjam somente as células tumorais, ao invés das saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais que outros remédios possuem e aumentando a qualidade de vida. 

Orientador: Prof. Andre Moreni Lopes

  • Humanas: Fernanda Gabbai Amorim

Curso: Ciências do Esporte

Pesquisa: A relação entre futebol americano e clubes de futebol: Um estudo de caso sobre o América Locomotiva

Do que se trata: Estudo sobre como a criação de uma equipe de futebol americano por um clube de futebol impulsionou a cultura do esporte no país, mostrando o quanto pode ser inclusivo e positivo para atividades físicas no geral. 

Orientador: Prof. Alcides José Scaglia

  • Exatas e Tecnológicas: Vinicius Flores Ribeiro

Curso: Engenharia de Controle e Automação

Pesquisa: Plataforma cibernética para terapia da linguagem

Do que se trata: Plataforma interativa que funciona com o auxílio de um robô para o tratamento de dificuldades na fala de crianças. Pode ser usado com ou sem a supervisão de um fonoaudiólogo e apresenta gráficos para o acompanhamento do paciente. 

Orientador: Prof. Eric Rohmer

  • Cidadania: Amanda Alves de Mello

Curso: Engenharia Ambiental

Otimização de pré-oxidação em tratamento de água superficial para abastecimento público, conjugando Ultrassom com ClO2/NaClO: Determinação de subprodutos via HS-GC-MS”

Do que se trata: Otimização do tratamento de água usando a tecnologia de ultrassom somada a hipoclorito de sódio e dióxido de cloro. A tecnologia é capaz de inativar microrganismos e acelerar reações químicas,  resultando em uma adequação da água nos parâmetros de qualidade e diminuição de compostos tóxicos. 

Orientadora:  Profa. Maria Aparecida Carvalho de Medeiros

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