Quais são os benefícios de ser uma empresa-filha da Unicamp?

Na foto mostra Rose Ramos, sócia da Agência Sabiá, entregando um troféu verde e redondo para Vahid Sheraf, CEO da ClassApp que venceu na categoria Impacto Social do Prêmio Empreendedor 2019. Vahid verde uma camisa polo rosa e tem traços asiáticos marrom. Ele é alto, sem barba e com cabelo curto. Já Rose é uma mulher branca, mais baixa que ele, tem cabelo castanho médio ondulado e verde uma blusa de cetim azul.

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi

As empresas-filhas da Unicamp são, predominantemente, empresas fundadas por ex-alunos e alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que representam mais de 90% do total de empreendimentos cadastrados na base da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), responsável pelo registro, acompanhamento e relacionamento com as empresas.

Mas há outros tipos de vínculo com a Universidade que também tornam negócios em uma empresa-filha, como quando os fundadores são ou foram docentes, funcionários e pesquisadores da Unicamp ou ainda startups incubadas e graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a Incamp.

Atualmente, já são mais de mil empresas-filhas da Unicamp de diversos campos de atuação e áreas do conhecimento cadastradas na base, sendo a maioria do setor de Tecnologia da Informação. Assim como também é diversa a origem dos sócios, tendo integrantes de faculdades tecnológicas, assim como os institutos de humanas, biológicas e artes que podem aproveitar de diversos benefícios fomentados pela Inova Unicamp.

Se você tem ou teve vínculo com a Unicamp e mantém uma empresa, faça parte desse ecossistema também. Cadastre gratuitamente sua empresa aqui.

Benefícios das empresas-filhas

A Inova Unicamp oferece diversos benefícios para as empresas-filhas cadastradas, algumas dessas atividades são realizadas em parceria com o grupo de ex-alunos empreendedores chamado Unicamp Ventures (UV). Conheça os principais benefícios:

• Certificação de empresa-filha da Unicamp: A equipe confere se realmente existe o vínculo com a Unicamp que caracteriza o empreendimento como uma empresa-filha. Ao ser comprovada, a empresa estará na lista de empresas-filhas da Unicamp.
  • Divulgação da empresa-filha nas redes sociais da Inova: Neste ano, foi iniciada uma divulgação de boas-vindas às novas empresas-filhas cadastradas via redes sociais.
  • Compartilhamento de experiências: Empresas-filhas podem produzir conteúdos para serem publicados no site Unicamp Ventures, como cases de sucesso ou reportagens, quando aberta chamada para receber essas pautas. Atenção: não são publicadas propagandas ou conteúdos que não estejam finalizados.
  • Convites para eventos de relacionamento: Junto ao grupo Unicamp Ventures, são realizados eventos com conteúdo e também de relacionamento que prioriza a participação de empresas-filhas cadastradas.
  • Desconto no patrocínio de eventos do Unicamp Ventures: As empresas-filhas da Unicamp que desejam patrocinar os eventos e webinars realizados em parceria com o UV, também têm desconto em relação a uma empresa que não é filha.
  • Convites para entrevistas: A Inova recebe demandas da imprensa para ter empresas personagens em alguns campos de atuação, além da própria produção de conteúdo interna da Unicamp que pode ter a empresa-filha entrevistada.
  • Convites para o podcast: A Inova iniciou uma parceria com a Rádio e TV da Unicamp para promover um podcast de entrevistas exclusivo para as empresas-filhas da Unicamp compartilharem suas experiências. Conheça e escute gratuitamente os episódios na sua plataforma de podcasts favorita.
  • Rede de negócios com outras empresas: Necessidades trazidas pelo mercado são enviadas para a comunidade de empresas-filhas para que as mesmas possam apresentar suas propostas e fechar novos negócios.
  • Participação do Prêmio Empreendedor: A premiação anual que reconhece e compartilha bons resultados de empresas nas categorias de Inovação, Maior Crescimento (Scale-up) e Impacto Social é exclusiva para empresas-filhas cadastradas. Em breve, abrirão as submissões para o Prêmio Empreendedor 2021.
  • E outros potenciais benefícios que surgem, faça parte!

Cadastre gratuitamente sua empresa aqui.