Rangel Arthur assume cargo de diretor-executivo da Inova Unicamp

Texto: Caroline Roxo | Foto de capa: Thais Oliveira

O docente da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, Rangel Arthur, é o novo diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Arthur assumiu o posto interinamente no dia 7 de abril, após aprovação junto ao Conselho Superior da Agência. Antes da Inova, de 2015 a 2016, Rangel Arthur foi diretor associado da FT e atuou como assessor da diretoria da Inova entre 2016 e 2021, quando esteve envolvido, entre outros assuntos, nas ações voltadas à expansão da infraestrutura física do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e na reforma e adaptação dos espaços na Fazenda Argentina para receber a sede da Inova.

A alteração da diretoria-executiva da Inova ocorreu após o convite para que o diretor-executivo da gestão 2017-2021, Newton Frateschi, integre o time da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e de Turismo de Campinas na liderança das temáticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade. A posição na diretoria-executiva da Inova neste momento é considerada interina, em função do período de transição de reitoria na Unicamp, de tal forma que se permita o tempo adequado para um planejamento de mais longo prazo para a Inova e para a nova gestão na Unicamp.“Por sua integração com o time já há vários anos, em duas gestões diferentes, consideramos o Rangel uma liderança positiva e de continuidade neste período de transição. Ele esteve comigo desde o começo da gestão, acompanhou todo nosso trabalho até aqui e, junto ao time, hoje extremamente preparado e uníssono, creio que irá melhorar ainda mais as atividades da Inova”, expôs Frateschi.

Sobre sua estratégia à frente da Inova Unicamp, Arthur comentou que seu foco será a continuidade dos trabalhos, especialmente no que tange a formação de spin-offs e a expansão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. “Iremos fortalecer a sinergia entre os setores de Propriedade Intelectual e Parcerias da Inova para avaliar as Comunicações de Invenção quanto ao potencial de Licenciamento das tecnologias desde o início do processo. Isso tem facilitado e agilizado as ofertas de tecnologia nos últimos anos e a sociedade pode ser beneficiada mais rapidamente. Adicionalmente, a Unicamp é uma fábrica de startups, a todo momento vemos novas ideias se tornando realidade. Nós queremos que essas startups fiquem próximas à Universidade, aos laboratórios de pesquisa em que elas se originaram e, para isso, precisamos ampliar nossa infraestrutura no Parque”, comenta.

Sobre a área da Unicamp conhecida como Fazenda Argentina, Arthur explica sobre o potencial de interação entre o Parque e o HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável): “A área nova da Unicamp tem uma localização muito privilegiada, tendo a nova sede da Inova em seu coração. Pude acompanhar as instalações de infraestrutura dessa área desde seu início e considero muito promissora a interação do Parque e do HIDS”.

O diretor-executivo também pontua que se sente prestigiado por poder contar com o time da Inova, um dos mais especializados na América Latina no que tange o estímulo à inovação e o empreendedorismo. A Agência atua em quatro focos: (1) Propriedade Intelectual, (2) Parcerias, (3) Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e (4) Relações Institucionais. 

“É uma grande honra e uma grande responsabilidade assumir a liderança da Inova. O nível de maturidade e a facilidade que os colaboradores têm em conversar tanto com docentes quanto com empresas é muito difícil de se encontrar. Eu acompanho o trabalho da Agência desde o primeiro diretor-executivo e sabemos como manter e refinar o excelente trabalho da Inova”, avalia o docente.