Unicamp divulga quem é o “Empreendedor do Ano” no Unicamp Ventures 2018

Por Kátia Kishi

As empresas-filhas da Unicamp Hoobox, Matera e SciPet foram as finalistas da 2ª edição do Prêmio Empreendedor da Unicamp Ventures

O primeiro dia do InovaCampinas 2018 abriu com o Encontro Anual da Unicamp Ventures, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e que contou com a segunda edição do Prêmio Empreendedor, um reconhecimento voltado apenas para as empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No evento, foram premiadas três empresas-filhas em categorias diferentes, cujos empresários responsáveis também disputaram na manhã pelo principal destaque do dia, o título de Empreendedor do Ano.

“O Prêmio Empreendedor vem reconhecer ações de empreendedorismo inovadoras que causam impacto benéfico para sociedade como um todo, econômica ou com impacto social, além de incentivar outras empresas pelas experiências compartilhadas e promover novas parcerias”, justifica o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, sobre a importância da comemoração.

Anteriormente, cada um dos cases submetidos foi avaliado por uma diversa comissão avaliadora composta por 10 pessoas que elegeu a Hoobox como referência na categoria Inovação, a Matera como case de Maior Crescimento, enquanto a SciPet levou o troféu na categoria de empresa com melhor Impacto Social no último ano.

As três empresas-filhas realizaram seus pitches premiados em cada categoria, seguidos pelo anúncio de qual dos três empresários levariam o título de Empreendedor do Ano.

O grande vencedor da manhã foi Paulo Gurgel Pinheiro, CEO e fundador da HOOBOX Robotics, que levou para casa o troféu de destaque em Inovação e de Empreendedor do Ano. A empresa também ganhou R$ 50 mil em serviços de marketing da patrocinadora Agência Sabiá, parte do prêmio.

O CEO da Hoobox celebrou as duas conquistas e agradeceu pelo prêmio. Ele ainda frisou a relevância das empresas-filhas participarem das atividades da Unicamp Ventures e que a premiação está em sinergia com o atual momento da empresa, visto que ela está se expandindo para mais cidades nos Estados Unidos e para a China.

“Acredito que é muito importante para uma empresa-filha participar da Unicamp Ventures e de atividades como o Prêmio Empreendedor. É uma boa forma de aprender com a trajetória dos ex-alunos empreendedores da Unicamp, que possivelmente passaram por semelhantes desafios no passado”, explica Pinheiro.

Durante o Encontro Anual da Unicamp Ventures também foi apresentado o painel de balanço sobre as empresas-filhas da Unicamp pelo diretor-executivo da Agência de Inovação, Newton Frateschi e um keynote de André Penha, fundador e CTO da QuintoAndar.