Unicamp dobra o número de contratos assinados e atinge 170 licenças vigentes em 2020

Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Pedro Amatuzzi

Apesar da pandemia, que implicou em mudanças na rotina de pesquisas e no trabalho remoto, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou o ano de 2020 com 48 novos contratos de licenciamento para exploração de propriedade intelectual assinados com empresas, atingindo a marca de 170 licenças vigentes. O número é o maior registrado pela Universidade em 20 anos, desde 2001 quando o levantamento começou.

As informações estão no Relatório Anual 2020 divulgado, nesta semana, pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Os contratos de transferência e de licenciamento de tecnologia firmados, no ano passado, geraram ganhos econômicos de 1.9 milhões de reais, incluindo royalties. O valor é superior ao registrado em 2019, quando foram proporcionados 1.6 milhões de reais, e o segundo maior da série histórica, ficando abaixo apenas do ano de 2015.

Entre as tecnologias licenciadas está o software GETS (Gerenciamento de Tecnologia para Saúde) que gera inventários padronizados de equipamentos médico-hospitalares trazendo impactos positivos para a qualidade de atendimento, produtividade e gestão do patrimônio de hospitais e centros de saúde. A partir de duas grandes parcerias, o GETS foi licenciado de uma só vez e sem custos para 33 hospitais federais e duas empresas públicas de saúde.

Em termos de proteção da propriedade intelectual, a Unicamp também superou a série histórica recebendo a concessão de 106 novas patentes, sendo 101 delas no Brasil. O número representa um aumento de 42% em relação a 2018, segundo melhor ano em depósitos concedidos. Ao longo de 2020, outras 64 patentes foram depositadas e mais 110 comunicações de invenções foram recebidas pela Agência de Inovação. Com isso, a Universidade Estadual de Campinas atingiu um portfólio de 1212 patentes.

Segundo o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, os resultados positivos demonstram a solidez dos pedidos da Universidade junto ao processo de aceleração da análise e concessão que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tem implementado nos últimos anos.

“A Inova Unicamp é modelo não somente no Brasil, mas também se tornou referência em toda a América Latina, com alianças estratégicas de colaboração com os principais atores internacionais na área de inovação e empreendedorismo”, disse.

Impactos da pandemia

Para mitigar os efeitos da pandemia, a Inova tem focado esforços na priorização de análises de Comunicações de Invenção (CI) vinculadas à Força Tarefa da Unicamp contra a COVID-19 e o tempo de espera foi reduzido pela metade. A comunidade acadêmica tem sido auxiliada em dúvidas técnicas sobre propriedade intelectual, fomentando o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da emergência de saúde pública.

Apesar de todos os esforços, a expectativa é de recuo nos índices em propriedade intelectual para o próximo ano.

“Sabemos que teremos um desafio em 2021, em função do impedimento de uso presencial de nossos laboratórios para a pesquisa na Universidade em todo 2020. Muito possivelmente os números devem sofrer uma queda sem precedentes. Estamos intensificando o contato com a comunidade para estimular que comunique os seus resultados”, explica.

Newton aponta que os impactos da pandemia do novo coronavírus foram sentidos mais fortemente nos projetos de pesquisa em parceria com o setor empresarial. No total, 50 contratos foram assinados em 2020, número bem próximo dos 53 firmados em 2019. No entanto, os valores de investimentos anuais em pesquisa sofreram retração de mais da metade, passando de R$ 100 milhões para R$ 43 milhões no ano passado.

A queda se deu, principalmente, junto a empresas de Petróleo e Gás, área amplamente impactada pela crise sanitária. Novos canais de comunicação foram criados pela Inova para facilitar o contato de empresas interessadas em parcerias com a Universidade para pesquisa e desenvolvimento (P&D), prestação de serviços, consultoria e licenciamento de tecnologias. O desafio agora é diversificar a captação de recursos.

O Relatório Anual completo da Agência de Inovação Inova Unicamp pode ser acessado gratuitamente.

Acesse o Relatório Anual!