Unicamp e Berkeley SkyDeck fecham parceria e podem levar startups ao Vale do Silício

Unicamp e Berkeley Skydeck fecham parceria e podem levar startups ao Vale do Silício

A Agência de Inovação Inova Unicamp firmou parceria com Berkeley SkyDeck, aceleradora da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), e vai selecionar duas startups para o processo de fast track. Ou seja, as startups indicadas pela Inova Unicamp ao programa de aceleração da Berkeley SkyDeck irão diretamente para a primeira etapa de entrevistas. O objetivo da parceria é auxiliar na internacionalização das empresas-filhas da Unicamp, categorizadas como aquelas que tenham vínculo com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ou formadas por alunos, ex-alunos e ex-funcionários, ou que possuam, como negócio principal, tecnologia desenvolvida na Unicamp.

Para participar do processo com o apoio da Unicamp, as startups devem se inscrever no processo seletivo regular da Berkeley SkyDeck e replicarem as mesmas informações no formulário da Inova Unicamp. É importante que as empresas se inscrevam no formulário da Inova até o dia 10 de fevereiro.

O processo para escolha das startups será realizado, conjuntamente, pela Inova Unicamp, Baita Aceleradora e Venture Hub. O benefício de participar no processo via Unicamp é o de facilitar a identificação de empresas com grande potencial entre as muitas inscritas no processo de Berkeley, uma vez que, segundo dados da iniciativa, apenas 3.5% das empresas que submetem projetos para a Aceleradora do Vale do Silício são aprovadas para a primeira etapa de entrevistas. Após esta etapa, 50% das startups aprovadas para a segunda fase de entrevista conseguem, de fato, chegar ao final do programa de aceleração, que prevê seis meses de atividades no Vale do Silício e um investimento de US$ 100 mil em cada startup.

“UC Berkeley e Unicamp têm muitas características em comum, pois além de serem universidades com pesquisa de classe mundial, também induzem um ambiente de inovação e empreendedorismo em seu entorno, por isso a parceria que une a Agência de Inovação Inova Unicamp e Berkeley SkyDeck nos pareceu muito benéfica. Esperamos assim, estimular que as empresas-filhas da Unicamp possam ingressar ainda mais rapidamente em um mercado competitivo e altamente globalizado”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Passo a passo da submissão:

1 – INSCREVA-SE NO SITE DE BERKELEY SKYDECK CLICANDO AQUI!

2 – SUBMETA AS MESMAS INFORMAÇÕES NO FORMULÁRIO DA INOVA.

3 – AS EMPRESAS SERÃO INDICADAS ATÉ 15 DE FEVEREIRO.