Unicamp regulamenta Empresas Juniores em deliberação aprovada no Conselho Universitário

Por Thais Oliveira | Foto por Núcleo Campinas

2020 foi um ano marcante para o Movimento Empresa Júnior da Unicamp. Além do aniversário de 30 anos do movimento, a deliberação que estabelece normas internas e reconhece as empresas e sua relação junto à Unicamp, foi aprovada hoje, 24 de novembro, no Conselho Universitário.

A deliberação é uma regulamentação inédita que estrutura questões de interesse comum entre a Unicamp e as Empresas Juniores como: Propriedade intelectual, fechamento de contratos, uso da estrutura da Universidade, prestação de serviços, mas também diretrizes para a criação das empresas, estruturação e funcionamento. Confira a regulamentação completa aqui: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=25895

Para o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e um dos integrantes do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da deliberação, seu objetivo não é burocratizar e sim estruturar as empresas de forma que elas e a própria Unicamp estejam seguras em termos de propriedade intelectual e parcerias.

“Acreditamos que as empresas serão beneficiadas porque terão mais clareza em como atuar no desenvolvimento de produtos e prestação de serviços, contando com apoio da Inova. E a Universidade também se beneficiará, porque caso haja um desenvolvimento que resulte em Propriedade Intelectual, estará protegido”, apontou Frateschi.

Além de membros da Inova, o grupo de trabalho também foi integrado por profissionais da Coordenadoria Geral da Universidade e da Reitoria. Entre eles, está a professora Dora Maria Grassi Kassisse, assessora do Gabinete do Reitor. Para a docente, os alunos atuantes nas EJs são alunos engajados, cuja capacitação fora da sala de aula se dá de maneira prática e por meio da troca de experiências frente às demandas e às expertises de cada grupo. Dora avalia a aprovação da deliberação como um reconhecimento oficial da Unicamp às Empresas Juniores. “Este documento dá voz e mais credibilidade a esta atividade tão relevante na formação dos alunos de graduação da Unicamp e apoia o envolvimento destas atividades em âmbito regional e estadual”, comemorou.

Além da credibilidade, Leonardo Gallissio, presidente executivo do Núcleo Campinas (Associação das Empresas Juniores da região de Campinas) diz que a expectativa é que, com a deliberação, as Empresas Juniores tenham maior visibilidade. “A Unicamp é uma referência na formação de talentos, portanto esperamos que a regulamentação divulgue o movimento das empresas juniores e amplie a vivência empresarial já existente”, exclamou Gallissio.

As Empresas Juniores da Unicamp e o Núcleo Campinas

A Unicamp conta com 22 Empresas Juniores, sendo a mais antiga a 3E da Engenharia Elétrica, fundada em 1990. A EJ mais nova na Unicamp é a 2tons, do curso de Midialogia e criada em 2020. Até o momento, o faturamento total deste ano entre as EJs da Unicamp soma R$ 1.3 milhão, referentes a 376 projetos desenvolvidos.

As EJs da Unicamp fazem parte do Núcleo Campinas, associação que dá todo o suporte necessário, além de potencializar o Movimento Empresa Júnior de Campinas e Região. Apesar de levar no nome o município de Campinas, atende não só a região metropolitana, como oito outras cidades como Itapetininga, Sorocaba e Registro.  Ao todo, contam com 44 Empresas Juniores, e mais de 1200 Empresários Juniores distribuídos por nove Instituições de Ensino Superior.