Unicamp Ventures tem novos conselheiros para 2020

O anúncio ocorreu durante o 14º Encontro Anual do grupo, realizado durante o Campinas Innovation Festival

Texto de Kátia Kishi | Foto de Pedro Amatuzzi

Ontem, dia 24 de outubro, durante o 14º Encontro Anual Unicamp Ventures realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, foi anunciada a renovação de alguns conselheiros e a troca de três membros para o Conselho Consultivo do Unicamp Ventures, grupo formado por ex-alunos empreendedores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A renovação ocorreu por conta do vencimento de mandato de dois anos dos conselheiros, conforme previsto em estatuto do grupo e explicado pelo presidente do Conselho e diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi:

“O Conselho do grupo Unicamp Ventures tem a missão de tomar decisões e colocar em prática diversas ações que possam engajar os alunos a conhecerem o mundo do empreendedorismo, além de promover um relacionamento mais forte entre os sócios das empresas-filhas. Para isso, é necessária uma renovação para estimular novas ideias e visões, preferencialmente em um grupo multifacetado”, esclarece Frateschi.

A diversidade também foi apontada pelo atual presidente executivo do grupo, José Augusto Moura, como algo que se almeja tanto no conselho quanto nas atividades de relacionamento propostas pelo UV:

“Um dos valores do UV é a diversidade. Somos empresas de todas as áreas, tamanhos, formações, ideias, conhecimentos e sonhos. Então é muito bom trazer pessoas com experiências diversas para trabalhar no conselho, como é o caso da Roseane Ramos (comunicação), do David Figueira (produto de consumo) e do Zake Sabbag Neto (mercado financeiro), os novos nomes do conselho.”, comemorou Moura sobre a chegada dos novos membros.

O Conselho Consultivo é formado por oito sócios de diferentes empresas-filhas da Unicamp mais o presidente do Conselho, cargo destinado ao diretor-executivo da Inova Unicamp por ser o órgão que dá o suporte e conecta as atividades do grupo à Universidade.

Entre os outros oito membros, dois são exclusivos para o atual presidente executivo do grupo, José Augusto Moura, CEO e cofundador da Agência BRSA, e para o presidente anterior, Fábio Pagani, empreendedor em série.

Para a nova composição, 19 inscrições com justificativas de interesse foram avaliadas e selecionadas pela gestão anterior para ocupar um dos seis postos disponíveis, sendo eleitos ou reeleitos em ordem alfabética:

• Carlos André Branco Guimarães, formado em Ciência da Computação pela Unicamp, COO e cofundador da Matera System, que  promove transformação digital para o mercado financeiro.
  • David Figueira, formado em Física pela Unicamp, CEO e cofundador do Grupo Lamas, que atua no ramo de cervejas artesanais.
  • Efraim Albrecht Neto, mestre em Engenharia Agrícola pela Unicamp, COO e cofundador da Agricef, que atua com soluções tecnológicas para agricultura.
  • Roseane Jamile Lopes Ramos, formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, consultora e sócia da Agência Sabiá, que atua com publicidade e marketing.
  • Virgílio Ferreira Marques dos Santos, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, CEO e cofundador da FM2S, que atua com treinamento, cursos e capacitações empresariais.
  • Zake Sabbag Neto, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e CFO da Prodam, empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São paulo.

Os empresários que encerraram sua participação no Conselho foram:

• César Gon, CEO e fundador da CI&T, que foi o primeiro presidente e cofundador do grupo Unicamp Ventures.
  • Rogério Oliveira
  • Tadaaki Wakabayashi, sócio fundador da Quasar Informática

14º Encontro Anual Unicamp Ventures:

A primeira edição do evento foi realizada em 2006, dando origem ao grupo Unicamp Ventures, que tem a intenção de ser uma rede relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Unicamp, mantendo sua ligação com a Universidade pelas atividades em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp.

Os patrocinadores da edição de 2019 são: NovartisFM2SMatera, ClarkeModet, ClearSaleVia ConsultingAgência SabiáCI&TMovile e Idea!

Mais informações em: https://unicampventures.org.br/