Vencedoras do Inova Jovem participam do Summer Job de empresa-filha

Texto: Kátia Kishi | Fotos: divulgação Agência Sabiá

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo, organizado desde 2014 pela Agência de Inovação da Unicamp, que busca capacitar gratuitamente alunos de ensino médio regular e técnico de todo o Brasil.

Em sua última edição, a equipe vencedora pela avalição da banca foi “Girls Tech Power” do Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista, com um modelo de negócios do aplicativo FibroFly, desenvolvido pelas alunas com a intenção de promover o bem-estar de pessoas com fibromialgia (saiba mais sobre o app e a final aqui).

Na época, cada participante recebeu, após a vitória no melhor pitch, um troféu e mil reais, mas as conquistas dessa experiência não pararam por aí: as cinco alunas da equipe vencedora foram convidadas pela empresa-filha da Unicamp, Agência Sabiá, para participar do programa Summer Job, um estágio de férias remunerado e com auxílio de transporte e alimentação voltado para estudantes de ensino médio e técnico oferecidos pela empresa de comunicação e marketing.

O convite veio da sócia da empresa, Roseane Ramos, que compôs a banca de avaliação da final do Programa Inova Jovem 2019 e se sentiu motivada a desenvolver a primeira edição do programa na Agência.

“A ideia surgiu quando vi as vencedoras na apresentação de pitch na final do Programa Inova Jovem. A apresentação e a estrutura do projeto tinham uma qualidade que se destacava muito e pareceu uma oportunidade boa para a nós, da Sabiá, experimentarmos o Summer Job aqui e tê-las conosco durante um tempo. Além de ser uma oportunidade para elas também, de aprendizado sobre o universo profissional”, relembrou Ramos sobre a iniciativa.

Com restrição de duas vagas para o estágio que ocorreu na cidade de São Paulo, as alunas tiveram que se inscrever com seus currículos e passaram por uma entrevista, sendo Hellen Turri e Raíssa Alves selecionadas para a oportunidade.

“Quando recebemos a proposta ficamos muito felizes! Foi possível perceber que participar do Inova Jovem abre caminho para novas oportunidades, como esse estágio. Poder trabalhar na Agência Sabiá foi uma experiência única em nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Hoje, nós nos sentimos muito mais motivadas em relação ao mercado de trabalho e somos gratas à Sabiá e à Inova Unicamp por isso”, comemorou Turri sobre a visibilidade que o Inova Jovem proporcionou.

Segundo Ramos, a proposta do Summer Job é que as pessoas selecionadas participem do escopo de um projeto delimitado (com começo, meio e fim) a fim de compreenderem os processos dentro de uma agência de comunicação. Nessa edição, as alunas auxiliaram na implementação de duas campanhas de geração de leads (oportunidades de novos negócios, ou seja, potenciais clientes) da própria Agência:

“O motivo dessa escolha foi por ser algo que gerasse valor para a própria Agência, em algo que já tínhamos em nossa agenda de trabalho, e que permitisse que as meninas aprendessem, na vida real, a implementação de campanhas no marketing. Ter esse olhar de frescor para o nosso dia-a-dia também foi bem importante e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de dar vazão a esse projeto com uma certa celeridade no começo do ano, capacitando minha equipe em atividade de liderança, uma vez que as meninas tinham madrinhas internamente que foram suas tutoras”, explicou a sócia da Sabiá.

O aprendizado foi reconhecido pelas participantes do Summer Job, que destacaram que desconheciam os processos: “Gostamos muito de ter aprendido a planejar campanhas, era algo que nem imaginávamos como se fazia ou como funcionava uma agência de comunicação. Ainda não temos certeza sobre qual carreira seguir, mas a Sabiá nos trouxe um segmento muito significativo. Vamos sentir saudade da equipe, da nossa rotina em São Paulo, mas esperamos ter contribuído da melhor forma possível, assim como todos contribuíram em nossas vidas”, agradeceu Alves sobre a oportunidade.

Uma parceria de longa data

A Agência Sabiá é uma das empresas-filhas da Unicamp, aquelas fundadas por ex-alunos da Universidade, e colabora com as iniciativas de promoção e reconhecimento da inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp desde 2017, oferecendo o prêmio de R$ 50 mil em serviços de marketing (Tabelo Sinapro) ao Empreendedor(a) do Ano.

Recentemente, a Agência também desenvolveu, de forma voluntária e em parceria com a Inova Unicamp, Villea Marketing e das empresas-filha Instituto Axxus e Sofist, a campanha #NossaUnicamp, que busca reforçar o impacto da Universidade na vida de seus ex-alunos.

Roseane Ramos, que assumiu neste ano o cargo de conselheira do grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures, explicou que a as pautas de empreendedorismo e inovação são frentes importantes para a Agência e que pretendem continuar apoiando essas causas em parceria com a Inova Unicamp.

Mais sobre o Programa Inova Jovem

O ano de 2019 marcou a sexta edição da competição, que teve recorde de inscritos tanto na competição quanto no workshop do Inova Jovem (46% a mais que em 2018). Ao todo, inscreveram-se 681 alunos divididos em 173 equipes. As equipes são oriundas de 37 escolas de sete estados brasileiros – Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e o Distrito Federal, sendo que as escolas de cidades mais distantes participaram de forma online.

O Programa mantém sua abrangência nacional e já capacitou mais de 1700 alunos em inovação, construção de modelos de negócio, apresentação da ideia para investidores e muito mais.

Mais informações em: https://www.inova.unicamp.br/inovajovem/