Voltada ao Afroempreendedorismo, Inova Unicamp e Zumbi dos Palmares firmam parceria

Um dos objetivos é levantar cases de sucessos entre afroempreendedores da Unicamp

Por: Carolina Octaviano

Atualmente, os negros formam o maior contingente de empreendedores no Brasil (51%), segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae com dados de 2017. A pesquisa também determinou que o grupo representa 38,8% dos pequenos negócios no País, contra 32,9% dos brancos, e lidera tanto no ranking dos empresários já estabelecidos quanto no de iniciantes. Com estas informações em mente, a Agência de Inovação Inova Unicamp estabeleceu parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares para fomentar o afroempreendedorismo.

“A Universidade está, cada vez mais, buscando a inclusão social e a parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares está em sinergia com a atual missão da Unicamp em promover ações mais inclusivas, buscando expandir as oportunidades para toda a sociedade. Queremos incentivar o afroempreendedorismo e a criação de novos negócios”, afirma o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Na visão do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o professor José Vicente, a parceria é importante para demonstrar, cada vez mais, aos jovens negros o empreendedorismo como opção de carreira. “O objetivo é iniciar um profícuo e qualificado processo de conhecimento, aprendizado e inserção no ambiente da Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. Esperamos despertar o interesse e promover uma profunda imersão dos jovens da Zumbi nesses ambientes”, ressalta.

Um dos focos da parceria é a participação de alunos da Zumbi dos Palmares no Desafio Unicamp, competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na Universidade. O intuito é que, além da capacitação, os alunos possam montar startups a partir de patentes e programas de computador da Unicamp. A Universidade está participando da iniciativa com 9 equipes. “Integração, qualificação, desenvolvimento e aprimoramento do potencial de criação, realização, do talento e habilidade do negro como protagonista de um ação empresarial consistente e realizadora”, avalia Vicente.

A parceria vai permitir ainda, entre outros benefícios, destacar e mapear os afroempreendedores que compõem a rede de empresas-filhas da Unicamp. “Assim como mapeamos empreendedores e empreendedoras na nossa rede, agora vamos levantar cases de afroempreendedores. Queremos, além de conhecer mais a fundo os empreendedores ligados às empresas-filhas, divulgar cases interessantes ligados ao afroempreendedorismo”, comenta Mariana Zanatta Inglez, gerente de Empreendedorismo da Inova Unicamp.