Segredos de criptografia visual revelados em smartphones e tablets através de alinhamento automático

Novo método de alinhamento digital automático recupera segredos utilizando câmera de dispositivos móveis.

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, em compras online e transações bancárias, cada vez mais se faz necessário soluções seguras de autenticação contra ataques ou falsificações elaboradas. Embora a criptografia visual seja uma solução alternativa simples para o caso, pois depende unicamente do sistema visual humano para a recuperação do segredo, os métodos que até então a utilizam ainda apresentam na prática diversos problemas relacionados a contraste, definição e alinhamento da imagem.

O novo método soluciona tais problemas, pois realiza tanto o alinhamento como a sobreposição das parcelas de maneira digital automática. Utilizando-se da câmera do dispositivo móvel e de técnicas de análise de imagens, pela primeira vez o próprio dispositivo funciona como “transparência” que se combina com outra exibida em um monitor ou impressa na embalagem de um produto. Dispensando qualquer operação criptográfica adicional, o segredo é então revelado diretamente na tela do dispositivo.

Principais benefícios e caracteristicas da inovação:

• Método digital de alinhamento automático para recuperação de segredos
  • Recuperação de segredos encriptados através de dispositivos móveis
  • Dispensa qualquer operação criptográfica adicional
  • Utilização em protocolos de autenticação, como transações bancárias
  • INVENTORES

JULIO CÉSAR LÓPEZ HERNÁNDEZ
    • Matemático – UNIVALLE, Colômbia
    • Mestre em Matemática Aplicada – UNIVALLE, Colômbia
    • Mestre em Artes – UTEXAS, Estados Unidos
    • Doutora em Ciência da Computação – UNICAMP
    Atualmente é Professor Associado no Instituto de
    Computação da Universidade Estadual de Campinas.

FRANZ PIETZ
    UNICAMP