Tecnologia propõe desenvolvimento de nanopartículas lipídicas para redução de colesterol para consumo como suplemento alimentar e aplicação em alimentos

Mulher de na faixa dos 45 anos de cabelo escuro, curto e óculos está sorrindo. Ela está segurando um suporte com dois tubos de ensaio, que possuem um líquido branco no interior.

Licenciamento não exclusivo do pedido de patente BR 10 2017 006471 9

A tecnologia proposta envolve nanotecnologia para o desenvolvimento de nanopartículas lipídicas para incorporação de compostos bioativos lipofílicos, como fitoesteróis. Pontos tecnológicos que merecem destaque: o desenvolvimento e/ou enriquecimento de produtos com compostos bioativos, como fitoesteróis livres para redução dos níveis de colesterol; a estabilidade química dos compostos bioativos lipofílicos; e os compostos lipofílicos incorporados que podem evitar alterações físicas indesejadas nos produtos onde são adicionados. A aplicação das nanopartículas lipídicas pode ser indicada para alimentos de base aquosa ou lipídica, como margarinas, chocolates, recheios de biscoitos, bebidas e produtos lácteos, e como suplementos alimentares. Outra possível aplicação é em biofilmes para recobrimento de frutas, utilizando tanto para o enriquecimento com compostos bioativos quanto para melhorias nas propriedades estruturais dos produtos. Além disso, podem ter aplicações em outras áreas, como as de cosméticos e fármacos, com produtos que podem ser desenvolvidos com componentes de grau alimentício, com potencial para redução de custos.

Inventores: Profa. Maria Helena Andrade Santana e Profa. Ana Paula Badan Ribeiro e Dra. Valéria da Silva Santos

Unidade: Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

Empresa: Cognita Technology