Unidade compacta e acessível para sistema de tratamento de esgoto

Dois homens na faixa dos 30 a 35 anos estão em pé em laboratório, com equipamentos, tomadas e tubulações. Um dos homens tem cabelo e olhos escuros, veste camisa branca e calça bege escuro. O outro homem possui o cabelo castanho claro, olhos verdes e veste camisa azul quadriculada, camiseta branca por baixo da camisa e calça jeans.

Licenciamento exclusivo de patente BR 10 2018 075621 4

O sistema se trata de uma unidade compacta de tratamento de esgoto. Construído em um contentor em PVC de 1 m³ de volume interno, possibilita a filtração de esgoto realizada pela combinação de massa bacteriana unida à degradação feita por minhocas. O resultado é o tratamento de elevada eficiência de remoção de matéria orgânica do esgoto, com a formação de húmus e produção de uma água com potencial de reuso. A tecnologia tem simplicidade operacional e de instalação, além de possuir a capacidade de tratamento diário de 1000 litros de esgoto por módulo.

Inventores: Prof. Adriano Luiz Tonetti (FEC Unicamp); Francisco José Peña y Lillo Madrid (aluno pós-graduação da FEC); Marcelo Mareco da Silva Marques e Matheus Caruso Parizotto (MarquesParizotto Engenharia S/S)

Unidade: Faculdade de Engenharia Civil (FEC)

Empresa: MarquesParizotto Engenharia S/S