Método em terceira harmônica para caracterização de moduladores eletro-ópticos

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR 10 2016 016367 6

Trata-se de um método de caracterização de algumas propriedades fundamentais de operação de dispositivos fotônicos responsáveis por modular um sinal óptico, imbuindo informações às suas grandezas físicas, que serão em seguida transmitidas por um enlace de comunicação óptico. É uma tecnologia inovadora na medida em que permite a caracterização direta de parâmetros em toda a faixa de operação do dispositivo, permitindo uma visão mais completa de suas propriedades, enquanto que tradicionalmente algumas dessas propriedades somente são determinadas para sinais em baixa frequência e por meio de técnicas de medição indiretas. A tecnologia também se destaca na medida em que permite que os dispositivos sejam empregados próximos ao seu limite operacional e com máxima eficiência, característica importante face ao aumento na quantidade de informações trafegadas via enlaces ópticos.

Pesquisadores: Prof. Evandro Conforti e Dr. Tiago Sutili

Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Empresa licenciada: Padtec

 

Chave eletro-óptica espacial amplificada com acoplador a filme fino de dupla entrada

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR 10 2017 006606 1

A tecnologia é voltada para a caracterização de um dispositivo fotônico responsável por ligar ou desligar um sinal óptico transitando por determinado enlace óptico. Através da combinação de diversos dispositivos dessa natureza, permite-se a criação de componentes de maior complexidade responsáveis por redirecionar pacotes de informação entre diversas rotas de uma rede óptica. A inovação está na utilização de resistores de filme fino como componente responsável por acoplar os diversos sinais elétricos de controle da chave eletro-óptica. Graças às propriedades desse componente e da montagem projetada e implementada em laboratório, conseguiu-se uma chave com maior velocidade de transição entre estados operacionais e maior estabilidade. Chaves mais rápidas e estáveis são fundamentais para o aumento da capacidade dos sistemas instalados em Data Centers e outros pontos com altas taxas de comutação.

Pesquisadores: Prof. Evandro Conforti, Prof. Cristiano Gallep, Dr. Tiago Sutili, Dr. Napoleão dos Santos Ribeiro, Dr. Rafael Carvalho Figueiredo

Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Empresa licenciada: Padtec

 

Método de medição de gorjeio e efeitos não lineares

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR 10 2017 015884 5

É um método de caracterização de dispositivos fotônicos voltado especificamente para a determinação da intensidade de distorções e de efeitos não lineares introduzidos na amplitude, fase e frequência de um sinal óptico empregado para a transmissão de informações moduladas. A tecnologia é capaz de realizar a caracterização simultânea de diversos efeitos degradantes a partir de um único conjunto de medições empregando uma montagem experimental de relativa simplicidade e um algoritmo computacional. Tradicionalmente, cada um desses parâmetros é caracterizado individualmente através de técnicas e procedimentos experimentais distintos. Tem como diferencial o fato de permitir a clara compreensão do impacto de tais fenômenos não lineares e das distorções ocasionadas pela operação de determinado dispositivo, permitindo otimizar a sua operação para que o enlace óptico opere com máxima eficiência e qualidade.

Pesquisadores: Prof. Evandro Conforti, Prof. Cristiano Gallep, Dr. Tiago Sutili, e Dr. Bruno Taglietti.

Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Empresa licenciada: Padtec