Squadra Tecnologia (2016)

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Tecnologia desenvolvida na Unicamp permite identificar pontos turísticos a partir de fotografias

Texto: Carolina Octaviano

Um algoritmo desenvolvido a partir de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e o Instituto de Computação (IC) da Unicamp e uma empresa do setor privado permite trazer mais comodidade e praticidade aos viajantes, por meio da identificação de pontos e locais turísticos a partir de imagens. A tecnologia foi licenciada, recentemente, pela Squadra Tecnologia, empresa que efetuou projeto de Pesquisa e Desenvolvimento com a Unicamp, e estará disponível, em breve, no mercado.

O método funciona da seguinte maneira:  um usuário fotografa um determinado ponto turístico e encaminha a imagem ao servidor, que analisa o material, consultando uma base de imagens de pontos turísticos previamente cadastradas, e caso corresponda à uma área turística, responde ao usuário com informações sobre o ponto turístico. Com, pelo menos 24 fotos por ponto mapeado (sendo 8 para cada período do dia), a tecnologia apresenta taxa de acerto de até 95%, permitindo a identificação rápida de um local de interesse e mantendo a interatividade do sistema. Ela pode ser empregada tanto para identificação e reconhecimento automático de pontos turísticos, como também de fachadas de construções, paisagens, regiões e construções.

“A tecnologia busca conferir ao turista (ou, em termos gerais, um usuário em vias de conhecer uma nova localidade) ferramentas que promovam essa identificação, sem necessidade de guias externos, e preferencialmente utilizando o aparato tecnológico disponível, principalmente utilizando dispositivos móveis, tais como smartphones ou tablets, com conexão à Internet”, conta o docente José Mario De Martino, responsável pelas pesquisas que originaram o método. Na opinião dele, o desenvolvimento da tecnologia é importante para facilitar não somente o reconhecimento de uma área, mas também por conter informações detalhadas do local.

Vislumbrando uma oportunidade de mercado apresentada pela Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil e que foram responsáveis por atrair visitantes de diversas partes do mundo, o Professor contextualiza que o desenvolvimento da tecnologia foi norteado pelo mercado turístico, que movimenta bilhões, anualmente. Vale lembrar ainda que há diversos países com economias ancoradas no turismo, tais como Seychelles, Malta, Camboja, Tailândia, Montenegro e Marrocos, de acordo levantamento do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2015.

Motivado pela grande disseminação de dispositivos móveis e smartphones, Rômulo Cioffi, vice-presidente da Squadra Tecnologia, conta que prevê a utilização do método em várias áreas de atuação, já que a tecnologia pode ser empregada no reconhecimento de outros tipos de fotografias e representações visuais, não se limitando apenas a pontos turísticos. “Nós temos interesse nessa tecnologia em função de diversas aplicações que vislumbramos em vários setores da economia. O advento e a explosão do uso de gadgtes pelas empresas em geral abrem um cenário de grande potencialidade de aplicação de smartphones dentro dos processos de transformação dos negócios. Nesse cenário, o algoritmo de reconhecimento de objetos e imagens através da câmera do Smartphone é um grande diferencial”, comenta.

De Martino frisa que não há sistema comparável no mercado, atualmente, uma vez que o que há disponível não resolve o problema da correta identificação de locais de interesse com confiabilidade e, por isso, a tecnologia pode ser considerada inovadora. “Não há tecnologia existente no mercado que descreva a criação estruturada de uma base de imagens, que preveja a referência de um local de interesse em diferentes condições de iluminação e pontos de vista, e que promova a eficiência do processamento e confiabilidade do sistema”, completa.

Participaram ainda do desenvolvimento da solução o Professor Hélio Pedrini, do Instituto de Computação e o ex-aluno Renan Ricardo Soares Lobo, que atua como Engenheiro na empresa parceira. Na opinião do Professor De Martino e da empresa licenciada, o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp é fundamental nas várias etapas do processo, que envolve desde a formatação de um convênio de cooperação até a elaboração do contrato de transferência de tecnologia. “A Inova auxiliou desde o início do projeto, tendo assessorado na formalização do convênio com e empresa, com ênfase nas cláusulas envolvendo a propriedade intelectual. A Inova também auxiliou no processo de escrita e submissão do depósito de patentes junto ao INPI”, comenta De Martino. A fala de Cioffi também reforça a importância do trabalho da Agência: “Suporte da Inova tem sido bastante completo”, avalia.

Sobre a Empresa

Squadra Tecnologia é uma empresa nacional, fundada em 1987. Seu foco principal são a oferta de serviços de terceirização e de desenvolvimento de Software para empresas dos mais diversos setores no Brasil, através de sua Fábrica de Software. Com 350, oferece uma gama completa de serviços feitos sob medida para seus clientes, Criação de Portais Web, Criação de aplicativos para Smartphones, Sistemas Distribuídos de Alto Desempenho, Sistemas de Inteligência de Negócios (BI), Sistemas Web, incluindo ainda serviços completos de Infraestrutura, Help Desk, Construção de Data Centers, entre outros.