Quarta edição do Prêmio Inventores Unicamp homenageia 12 professores

Fonte: Portal Unicamp

A quarta edição do Prêmio Inventores Unicamp foi realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sala do Conselho Universitário (Consu). O evento reuniu docentes, pesquisadores e funcionários da Unicamp para homenagear 12 professores inventores da Universidade. A cerimônia é realizada anualmente e seu objetivo é reconhecer docentes e pesquisadores da Unicamp com tecnologias transferidas para a sociedade por meio de licenciamentos para empresas e outras instituições.  O Prêmio é uma iniciativa da Reitoria e da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Na abertura do evento, a diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologias da Inova Unicamp, Patricia Magalhães de Toledo, reafirmou a importância da cerimônia: “O Prêmio Inventores Unicamp é um símbolo de reconhecimento aos professores da nossa comunidade que estão envolvidos em atividades de inovação”. Para ela, os resultados das pesquisas acadêmicas podem ter impacto positivo abrangente na sociedade: “Diversos produtos que beneficiam milhares de pessoas são resultados de tecnologias originadas na pesquisa acadêmica, que foram licenciadas para empresas e lançadas no mercado”, afirmou a diretora.

De acordo com o último ranking divulgado pelo INPI, que se refere a dados dos anos de 2004 a 2008, a Unicamp é a segunda instituição do país com maior número de depósito de patentes, além de ser a universidade brasileira com maior número de licenciamentos de tecnologia. “Essas conquistas só foram possíveis devido ao trabalho e competência dos nossos pesquisadores e premiados de hoje”, completou Patricia.

Em 2011, o Prêmio Inventores Unicamp englobou três categorias. O prêmio de “Tecnologia Absorvida pelo Mercado” foi concedido aos professores responsáveis por tecnologias licenciadas que já estejam sendo comercializadas. Neste ano, receberam homenagens para essa categoria a professora Edi Lúcia Sartorato, por sua tecnologia Kit Surdez, comercializada pela empresa DLE – Diagnósticos Laboratoriais Especializados Ltda; o professor Oswaldo Luiz Alves, por tecnologia que tem por finalidade remediar fluídos de indústrias papeleiras e têxteis, comercializada pela empresa Contech Produtos Biodegradáveis Ltda; o professor Benedicto de Campos Vidal, por tecnologia odontológica comercializada pela empresa Silvestre Labs Química e Farmacêutica Ltda; e a professora Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves e o doutor Renato Grimaldi, pela tecnologia Low Trans, comercializada pela empresa Cargill Agrícola S.A.

De acordo com o professor Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp, essa categoria merece homenagem especial. Para ele, a procura de parceiros para o desenvolvimento complementar das patentes da universidade e a celebração do contrato de licença de exploração são apenas o início do processo para que a tecnologia se transforme em inovação. “A tecnologia se torna um caso de sucesso quando o produto é absorvido pelo mercado e chega à população e ao cidadão”, afirmou.

Já a categoria “Destaque na proteção à propriedade intelectual” premiou a unidade da Unicamp com maior número de depósito de patentes no ano de 2010. A homenagem foi feita para o Instituto de Biologia (IB), que foi responsável por 10 dos 51 pedidos de patentes realizados pela Unicamp em 2010. O prêmio foi recebido pela professora Shirlei Maria Recco Pimentel, diretora do IB, que agradeceu a Inova Unicamp pelo reconhecimento: “A Agência e toda sua equipe competente também são responsáveis pelo crescimento do Instituto. Esse apoio tem sido importante para solucionarmos questões relacionadas aos licenciamentos e garantirmos o registro de nossas patentes”, afirmou.

A terceira categoria, “Tecnologia Licenciada”, foi voltada para professores que desenvolveram uma tecnologia licenciada para uma empresa ou instituição em 2010. Na quarta edição do evento, essa categoria premiou sete pesquisadores e docentes de quatro unidades da Unicamp.

O reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, finalizou a cerimônia comentando sobre a importância de se ter professores competentes na Universidade: “Graças ao recrutamento da equipe do professor Zeferino Vaz, a Unicamp possui docentes focados em produzir conhecimento, pesquisa e, principalmente, em se relacionar com a sociedade em diversos aspectos, incluindo a indústria e o setor produtivo”.

Fernando Costa ainda falou sobre o próximo desafio da Unicamp relacionado ao trabalho de pesquisa e inovação: “O que produz grandes inovações é a realização de um trabalho conjunto, geograficamente próximo, entre pesquisadores de diversas áreas. Uma universidade como a Unicamp possui potencial para contribuir com o progresso da sociedade, especialmente quando se trabalha em áreas conjuntas”, completou.

A primeira edição do Prêmio Inventores Unicamp foi realizada em outubro de 2004 e é considerada um embrião do evento, que passou a ser anual a partir de 2009, em sua segunda edição.