Empresas-Filhas - Unicamp Ventures
209
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-209,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Empresas-Filhas

Ao longo dos anos, além de referência em ensino e pesquisa, a Unicamp tem se destacado no cenário nacional e também internacional pelo ecossistema empreendedor que orbita a universidade.
Muito antes da palavra empreendedorismo existir no dicionário ou da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) ser criada – o que só aconteceu em 2001 –, já existia dentro da universidade um movimento nessa vertente. Alunos que identificaram oportunidades ao longo da vida acadêmica e decidiram seguir uma carreira diferente, a de empreendedor. Hoje, na universidade, acumulam-se boas experiências nessa área, como é o caso do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, da Liga Empreendedora e, é claro, das empresas-filhas da Unicamp.

O que é empresa-filha?

Empresas-filhas são aquelas criadas por alunos, ex-alunos ou pessoas com vínculo empregatício com a Unicamp; empresas incubadas ou graduadas pela Incamp; ou ainda empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp.

Em um levantamento sobre a atividade de ex-alunos, divulgado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em 2016, foi apontado que cerca de 6 mil ex-alunos escolheram o empreendedorismo como opção de carreira e abriram empresas, o que significa 7,7% dos estudantes formados nos cursos regulares de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da universidade.

Se olhados separadamente, a taxa de empreendedorismo é maior entre os alunos de graduação: 11,1% deles tornaram-se empreendedores. Entre os de pós-graduação fica em 5,2%. As áreas do conhecimento que mais geram empreendedores são: Engenharias (38%), Ciências Exatas e da Terra (18%) e Ciências da Saúde (14%).

Confira a seguir os demais dados apurados e analisados pela Inova Unicamp para o balanço e acompanhamento das empresas-filhas, divulgado em outubro de 2018.

Possui uma empresa-filha da Unicamp?

Empresas-filhas em números

Empresas-filhas cadastradas

  • Empresas

701

empresas-filhas cadastradas em 2018

Empresas-filhas ativas no mercado

  • Empresas

604

empresas-filhas ativas em 2018

Empregos gerados

  • Empregos

30000

empregos gerados em 2018

Mais de R$ 4,8 bilhões em faturamento em 2018

Empresas-filhas por área de atuação

Empresas-filhas por unidades de origem

Localização

Distribuição por região

Empresas-filhas sediadas na região Sudeste0%
Empresas-filhas sediadas no Estado de São Paulo0%
Empresas-filhas sediadas na cidade de Campinas0%
Empresas-filhas sediadas na cidade de São Paulo0%
Empresas-filhas sediadas nas demais cidades da região metropolitana de Campinas0%

Atuação no exterior

30,00%

Empresas filhas com atuação internacional

*Percentuais aproximados

Exportação (entre as que possuem atuação no exterior)0%
Outros (entre as que possuem atuação no exterior)0%
Escritório no exterior (entre as que possuem atuação no exterior)0%

Investimentos

46%

Empresas filhas que já receberam algum tipo de investimento

Fontes de investimento mais comuns:

68

38

30

41

Investidor Privado Nacional

29

Investidor Anjo

15

Investidor Privado Internacional