Dúvidas

Conheça abaixo as perguntas mais frequentes sobre a competição

Preciso ter uma equipe para me inscrever?

Sim. As inscrições são realizadas online, através da plataforma Fundacity e a participação é necessariamente em grupo, de 3 a 5 pessoas. Além disso, equipes multidisciplinares (pessoas de cursos diferentes) ganharão pontos.

Não tenho equipe / Minha equipe não tem integrantes suficientes. O que faço?

Você mesmo deve buscar pessoas para comporem a sua equipe. Sugerimos utilizar todas as ferramentas possíveis, presenciais e virtuais. Temos uma disciplina de empreendedorismo onde podemos divulgar a busca de pessoas para formar equipes.

Já tenho uma equipe. O que devo fazer agora?

Com a equipe formada, você deve escolher a tecnologia com a qual vocês irão trabalhar. O perfil das Tecnologias Pré-Selecionadas estará disponível site do Desafio Unicamp. Este perfil apresenta informações resumidas e relevantes sobre a tecnologia.

O que são Tecnologias Pré-Selecionadas?

São tecnologias avaliadas pela equipe de organização do Desafio como as que possuem maior potencial para se comercializar e criar um modelo de negócio. Porém, sua equipe pode trabalhar com outras patentes proprietárias da Unicamp, mesmo que esta tecnologia não tenha sido pré-selecionada. As restrições estão descritas no regulamento do Desafio Unicamp.

Como eu faço para ter acesso às informações detalhadas sobre a tecnologia escolhida?

Para receber o detalhamento da tecnologia toda a equipe deverá declarar ter lido o Termo de Sigilo, disponível no momento da inscrição. Após toda a equipe ter lido e concordado com o Termo de Sigilo, receberão o acesso online à patente ou ao software.

E se após a leitura das informações detalhadas eu perceber que não quero trabalhar com esta tecnologia? O que eu faço?

Se após a leitura sua equipe avaliar que quer trocar de tecnologia, não tem problema. No momento da inscrição vocês já colocaram uma segunda opção. Basta informar a troca à organização do Desafio Unicamp para receber a nova patente. Serão permitidas trocas de tecnologia somente até o dia 08/04. O Termo de Sigilo assinado no momento da inscrição se aplica a todas as tecnologias que a equipe tiver acesso.

Já escolhi a tecnologia e já assinei o Termo de Sigilo. O que devo fazer agora?

Após concluir a inscrição, com equipe e tecnologia selecionados, você deverá entrar em contato com seu mentor acadêmico. Ele irá ajudá-lo a compreender melhor a tecnologia, tanto seu funcionamento quanto suas possíveis aplicações. A primeira reunião com o mentor acadêmico deverá acontecer antes do Workshop Desafio Unicamp 2017.

Ainda tenho dúvidas sobre como trabalhar com uma patente, o que devo fazer?

O Desafio Unicamp contará com uma palestra sobre Propriedade Intelectual e Licenciamento, realizada pela equipe da Inova Unicamp, em que serão explicadas questões de sigilo, licenciamento de tecnologia e uso e exploração de eventual patente.

Equipes diferentes podem escolher uma mesma tecnologia?

Sim, no entanto este número é limitado a 3 equipes, sendo que a confirmação do uso da tecnologia se dá por ordem de inscrição e desde que o mentor acadêmico aceite mentorar mais de uma equipe.

Como a organização fará contato comigo?

A comunicação será por e-mail e através da plataforma Fundacity. Por isso, no momento da inscrição, certifique-se de que seus dados estão corretos e atualizados.

Quando saberei quem é meu mentor?

O mentor acadêmico é informado assim que a equipe escolhe a tecnologia que irá usar. O mentor empresarial será designado após a entrega do primeiro canvas. A organização do Desafio Unicamp é responsável pela designação dos mentores empresariais e leva em conta a tecnologia escolhida e as necessidades de cada equipe.

Quem são os mentores?

O Mentor Acadêmico é o pesquisador principal ou um membro da equipe de pesquisa, envolvido diretamente no desenvolvimento daquela tecnologia. O Mentor Empresarial é um empreendedor ou empresário experiente. Eles são profissionais que irão auxiliar voluntariamente as equipes durante o Desafio Unicamp movidos pelo grande interesse e envolvimento com inovação e startups. O papel deles é guiar as equipes principalmente para as atividades “mão na massa”.

Com qual frequência devem ocorrer os encontros das equipes com os mentores?

Ao longo dos quatro meses do Desafio Unicamp devem ocorrer de um a três encontros com o Mentor Acadêmico e de dois a três com o Mentor Empresarial. Sugerimos que uma das reuniões seja com a presença de toda a equipe e de ambos mentores.

Como será feito o contato com o mentor?

A equipe do Desafio Unicamp irá fornecer o e-mail do Mentor e, caso ele autorize, o telefone. Todo contato será de responsabilidade da equipe, que deverá levar em consideração que o mentor é um profissional reconhecido profissionalmente no ramo de atuação (seja acadêmica ou empresarial) e sua participação no Desafio Unicamp é voluntária. Dessa maneira, é necessário que a equipe agende e planeje as reuniões com antecedência enviando uma pré-pauta ao mentor por e-mail, apontando os tópicos a serem discutidos naquele encontro, evitando assim o desperdício de tempo. Recomendamos agendar reuniões de 1 hora de duração.

De quem é a Propriedade Intelectual envolvida no Desafio?

A Propriedade Intelectual relativa às tecnologias estudadas no Desafio é da Unicamp, ou seja, somente serão desenvolvidos no Desafio modelos de negócios relativos a tecnologias protegidas da Universidade. Empresas e empreendedores interessados em desenvolver ou comercializar tais tecnologias poderão, a critério da Universidade, estabelecer com a Unicamp um contrato de licença para exploração.

No tocante à Propriedade Intelectual derivada dos modelos de negócio, os direitos morais serão reservados à equipe, que deverá assinar no momento da confirmação da inscrição no Desafio um termo de cessão de direitos patrimoniais à Unicamp. Ficam garantidos à Unicamp os direitos de utilização de forma ampla, total ou parcial, livre e gratuita dos modelos de negócio.

No tocante à Propriedade Intelectual derivada dos modelos de negócio, os direitos morais serão reservados à equipe, que deverá assinar no momento da confirmação da inscrição no Desafio Unicamp um termo de cessão de direito de uso à Unicamp. Ficam garantidos à Unicamp os direitos de utilização de forma ampla, total ou parcial, livre e gratuita dos modelos de negócio.

Como os modelos de negócio deverão ser entregues? Em qual formato?

Os modelos de negócios deverão ser entregues em formato Word, PDF ou similar contendo informações detalhadas sobre cada item do modelo de negócios. A metodologia utilizada será o Lean Canvas. O trabalho deverá ser explicado em texto e não em tópicos

OBS: O quadro do Canvas é considerado um anexo, ele sozinho não apresenta o trabalho completo e com detalhes.

Lembre-se que quanto maior o número de informações a equipe adquirir sobre o projeto mais fácil será a compreensão do público e dos avaliadores. Por isso, sugerimos que não hesitem em irem atrás de empresas, fornecedores, clientes, público-alvo, pesquisadores, docentes, empreendedores e inventores. No modelo de negócios comprovem toda hipótese apresentada. São necessários dados e fatos reais para certificar a veracidade da situação. Anexem ao trabalho os arquivos e pesquisas feitas.

Como será feito o envio dos trabalhos? Quem fará a avaliação?

A entrega dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Fundacity, imprescindivelmente na data e horário indicados no cronograma, caso contrário a equipe será desclassificada. Ao longo do semestre serão feitas no total duas entregas, que serão avaliadas pela organização do Desafio Unicamp. As seis equipes que tiverem as melhores notas na segunda e última entrega, são classificadas para a final. Estes seis trabalhos farão um pitch presencial e serão avaliados pela Banca Final, formada por especialistas, empreendedores, administradores, docentes e diretores. Esta avaliação será feita no dia da Final do Desafio Unicamp e o vencedor será anunciado e premiado.

Estamos com dificuldade para conciliar as agendas do grupo e do mentor. O que fazer?

É preciso esforço e boa vontade de ambas as partes para enfrentar as dificuldades de agenda. As equipes devem se planejar para não depender de retornos imediatos do mentor, e ele deve se comprometer a atender suas demandas tão rápido quanto possível.

Empresas parceiras terão acesso à tecnologia estudada depois do Desafio?

Empresas e alunos que se interessarem pela tecnologia estudada podem ter acesso  à tecnologia, desde que firmado um contrato de licenciamento com a Universidade.

Caso possua outras dúvidas, entre em contato com a gente

 +55 19  3521-2628

desafiounicamp@inovaunicamp.org