Notícias

Card de divulgação do Inova Jovem 2023. O logo da competição está no canto superior direito, em azul. À esquerda, tem-se os seguintes textos: Competição virtual. Participe com sua equipe. Transforme o universo em que vivemos com suas ideias. Capacite-se por meio de workshops, mentorias e treinamentos em modelagem de negócios. Realização Inova Unicamp. Patrocínio Poliedro, FM2s e Feac. Apoio Brasscom. Ao centro, temos uma foto de três estudantes, dois rapazes nas extremidades e uma moça no meio, trabalhando em ideias em um papel. Fim da descrição.

Inova Jovem abre inscrições para jovens de todo o Brasil

A competição 100% online e gratuita oferece capacitação para jovens que queiram conhecer mais sobre inovação e empreendedorismo. Os vencedores recebem prêmio de 1 mil reais e bolsas de inglês para cada participante da equipe.

Texto: Letícia Moreira

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (09/08), as inscrições para o Inova Jovem 2023, a maior competição de empreendedorismo da Unicamp para jovens estudantes do país. Organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a competição será totalmente online e oferecerá capacitação sobre empreendedorismo para jovens entre 13 e 21 anos, matriculados em escolas do Ensino Médio regular ou técnico. O objetivo da competição é apresentar o empreendedorismo como opção de carreira e capacitar os alunos para modelagem de ideias de negócios ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Para participar, os alunos devem formar equipes de 3 a 5 pessoas, da mesma escola ou de colégios variados, e se inscreverem até o dia 17 de setembro no site do Inova Jovem. As inscrições são gratuitas e os vencedores receberão prêmio em dinheiro. Os inscritos no programa recebem palestras sobre inovação, negócios sociais, além de capacitação  em ferramentas de empreendedorismo, como o Business Model Canvas, uma metodologia para auxiliar nos primeiros passos em modelagem de negócios. Além disso, também recebem orientação de profissionais do mercado por meio de mentorias online. 

O programa é voltado para estudantes que buscam conhecer sobre inovação e o mundo do empreendedorismo. As equipes finalistas recebem treinamento para a apresentação de seu modelo de negócio para uma banca de jurados, em evento transmitido ao vivo, recebem certificado de participação e concorrem a premiação em dinheiro de mil reais além de bolsas integrais para curso de inglês na NewCastle Idiomas, para cada membro da equipe campeã da competição de 2023. Em 2022, o Inova Jovem registrou 566 pessoas inscritas, de 7 estados e o Distrito Federal, divididas em 133 equipes.

Quem pode participar do Inova Jovem

O Programa Inova Jovem é voltado para estudantes do ensino médio regular ou técnico. Para participar é preciso ter entre 13 e 21 anos e estar matriculado em uma das escolas do país. Os interessados devem se inscrever em times de 3 a 5 pessoas para garantir vaga nas atividades capacitadoras, com conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de projetos baseados nos ODS da ONU:

  • Saúde e Bem-Estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Energia Limpa e Acessível
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Consumo e Produção Responsáveis
  • Ação contra a Mudança Global do Clima.

Como se inscrever no Inova Jovem

A inscrição deve ser feita em duas etapas. Na primeira fase, o grupo de alunos deve preencher o formulário geral de equipe. Na segunda etapa, que corresponde ao formulário individual, os menores de 18 anos deverão inserir um termo de autorização dos responsáveis devidamente assinado. A inscrição da equipe será validada apenas mediante a finalização destas duas etapas. 

Faça a inscrição da sua equipe aqui!

Como funciona o Inova Jovem

Após confirmadas as inscrições, as equipes receberão por e-mail as instruções para as fases seguintes. A primeira atividade desenvolvida será o Workshop de Inovação Inova Jovem, um evento de capacitação no qual os participantes terão contato com a metodologia de Business Model Canvas. O Workshop acontece no dia 23 de setembro e a participação é obrigatória para ao menos 2 membros de cada equipe. 

Em seguida, os participantes começam  a montar seus modelos de negócios. Nessa fase, as equipes recebem treinamento para acessar a Plataforma Mentorar, um sistema web onde terão contato com a lista de mentores da competição e poderão solicitar as mentorias online com profissionais de instituições e empresas parceiras do ecossistema empreendedor da Unicamp.

Após as capacitações, os participantes deverão entregar suas ideias modeladas em um trabalho escrito (chamados de Canvas), que serão avaliados pelo comitê de avaliadores da Inova. As seis melhores equipes classificadas nesta fase participam da final, com apresentação de pitch, que ocorrerá no dia 23 de novembro. 

A Final do Programa Inova Jovem será online e aberta ao público, que poderá participar da votação na categoria voto popular. 

Confira aqui o regulamento completo!

Cronograma da competição

AtividadeData
Inscrições09 de agosto a 17 de setembro
Workshop de inovação23 de setembro (sábado)
Treinamento da plataforma de mentorias28 de setembro (quinta-feira)
Acesso à plataforma de mentorias28 de setembro a 12 de outubro
Entrega do Canvas15 de outubro (domingo)
Distribuição dos trabalhos para os avaliadores19 de outubro a 05 de novembro
Fechamento das notas06 a 08 de novembro
Divulgação finalistas09 de novembro (quinta-feira)
Treinamento de pitch geral10 de novembro (sexta-feira)
Treinamento de pitch individual14 de novembro (terça-feira)
Final Inova Jovem 23 de novembro (quinta-feira)

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014, o Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para jovens estudantes a nível nacional. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023FM2S Educação e Consultoria Poliedro EducaçãoFundação FEACNewCastle Idiomas
Apoiadores do Inova Jovem 2023Comvest