Notícias

Papel dos mentores no Programa Inova Jovem da Unicamp

Com mais de uma década de envolvimento voluntário desses profissionais, o programa Inova Jovem reconhece e valoriza a constante contribuição dos mentores em seu programa.

Texto: Brener Pompêo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp, referência em inovação e empreendedorismo, valoriza o papel dos mentores em seus programas de capacitação. Com uma trajetória de 10 anos, o Inova Jovem, maior competição de empreendedorismo jovem da Unicamp, se fortalece com a atuação voluntária desses profissionais e evidencia o impacto que a orientação de mentores proporciona para o desenvolvimento de jovens em suas trajetórias, a pensarem o empreendedorismo, com a criação de novos negócios e startups, como uma opção de carreira.

De acordo com a Endeavor, organização internacional dedicada a apoiar empreendedores, a função do mentor vai além de transmitir conhecimento. Ele desempenha um papel fundamental ao fornecer apoio e incentivo, permitindo que os indivíduos conduzam seu próprio processo de aprendizado e alcancem seu máximo potencial. Na Inova Unicamp, essa colaboração de mentores é uma constante ao longo do ano e está presente em diversos programas de estímulo ao empreendedorismo.

Alunos sentados ao chão demonstrando seu business model canvas para seu mentor
Foto por Pedro Amatuzzi durante Programa Inova Jovem 2019

Papel dos mentores no Inova Jovem

Para Lidiane Oliveira, Diretora Global de Marketing do Grupo Solvay, ativa mentora no programa Inova Jovem, a importância dos mentores é bilateral. Ela destaca a troca de conhecimentos entre mentores e jovens como elemento essencial desse processo. Lidiane compartilha: “A oportunidade de atuar como mentora no Inova Jovem trouxe à tona lembranças de minha própria carreira e das orientações que recebi. Esse estímulo me inspirou a ver a mentoria como uma forma de retribuição.”

Mentorear, nas palavras de Lidiane, transcende a mera transmissão de informações. Ela descreve a mentoria como uma função que envolve aconselhamento e orientação, enquanto encoraja a reflexão independente dos jovens para fomentar o desenvolvimento de seus próprios projetos. Além disso, Lidiane enfatiza: “Além de oferecer apoio individual aos jovens, atuar como mentora tem o objetivo de promover o empreendedorismo entre os jovens brasileiros. Essa abordagem traz benefícios múltiplos, contribuindo para o crescimento pessoal dos jovens e impulsionando a cultura empreendedora no Brasil.”

Durante o Inova Jovem 2022, Lidiane Oliveira desempenhou um papel ativo como mentora. Sob sua orientação, foram conduzidas 10 das 36 mentorias realizadas, correspondendo a uma significativa porcentagem de aproximadamente 27,78% do total. Seu envolvimento se estendeu a uma variedade de projetos, entre eles All Together, Meninas do Rio Anill, BioAgro e Be Not Silent. A participação de Lidiane nessas mentorias contribuiu para o suporte e desenvolvimento dessas iniciativas no âmbito do programa Inova Jovem.

Inova Jovem 2023

Fiquem atentos às datas das mentorias no Inova Jovem 2023. Após a etapa de treinamento, as equipes terão a oportunidade de agendar até 5 sessões de mentorias, utilizando a plataforma disponibilizada, durante o período de 28 de setembro a 12 de outubro. Essa é uma ocasião para otimizar seus projetos e conhecimentos, por isso, estejam prontos para aproveitar ao máximo essa orientação.

Além disso, é relevante destacar que as inscrições para ingressar no programa Inova Jovem permanecerão abertas somente até o dia 17 de setembro. Para participar, basta acessar o site oficial do programa e realizar a inscrição, lembrando que esse processo é isento de custos. Outro ponto relevante é que os vencedores deste programa terão a oportunidade de receber prêmios em dinheiro, reconhecendo assim seus esforços e méritos. Portanto, não deixem essa chance passar e efetuem suas inscrições antes do prazo estabelecido.

Inscrições para mentorar no Inova Jovem 2023

Atualmente, a Inova Unicamp está em processo de seleção de novos mentores e atualização dos registros daqueles que contribuíram em anos anteriores. A plataforma de seleção e cadastro é a Plataforma Mentorar. As inscrições para mentorar o Inova Jovem 2023 permanecerão disponível até 20 de setembro neste link.

O objetivo é reunir um grupo diversificado de mentores para apoiar o programa durante o segundo semestre. Os interessados devem consultar a agenda 2023 e verificar disponibilidade nos períodos indicados. Aqueles que já estão cadastrados na plataforma não precisam repetir o processo, basta sinalizar neste formulário o interesse e a organização do Inova Jovem entrará em contato. 

Mentores nos programas da Inova Unicamp

A colaboração dos mentores é constante ao longo do ano na Inova Unicamp, presente em uma variedade de programas de incentivo ao empreendedorismo. Uma característica notável é a diversidade de perfis de mentores, que inclui especialistas, gestores e empreendedores experientes.

Paralelamente, a colaboração de profissionais acadêmicos, incluindo docentes e pós-graduandos, desempenha um papel técnico e tecnológico vital. Em eventos como o Desafio Unicamp, esses mentores fornecem orientação essencial para as equipes, garantindo a integração das tecnologias envolvidas com as necessidades do mercado.

Se você deseja informações detalhadas sobre a prática de mentoria ou está interessado em se envolver, visite https://inova.mentorar.com.br//app/acesso/cadastrar-mentor para mais detalhes.

O comprometimento dos mentores é um pilar essencial na jornada empreendedora dos participantes. Através dessa colaboração, a Inova Unicamp continua a promover uma cultura de empreendedorismo robusta, capacitando jovens mentes para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo dos negócios de base científica e tecnológica com confiança e determinação.

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014, o Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para jovens estudantes a nível nacional. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023FM2S Educação e Consultoria Poliedro EducaçãoFundação FEACNewCastle Idiomas
Apoiadores do Inova Jovem 2023Comvest