Notícias

No primeiro plano, temos um leque formado com os marca-páginas do Inova Jovem, em folha laranja com letras azuis escritas: Inova Jovem - Competição de empreendedorismo para alunos de ensino médio. Ao fundo, desfocado, vemos algumas pessoas sentadas.

Inova Jovem celebra uma década inspirando jovens no empreendedorismo

A competição Inova Jovem já capacitou quase 3 mil estudantes em empreendedorismo e negócios. Conheça mais sobre o programa.  

Texto: Caroline Roxo | Foto: Letícia Moreira – Inova Unicamp

O empreendedorismo pode parecer algo destinado principalmente a adultos, no entanto, há uma década a Agência de Inovação Inova Unicamp desafiou essa ideia ao demonstrar que a jornada empreendedora pode começar ainda no ensino médio. Através do programa Inova Jovem, a Inova Unicamp leva noções de negócios para estudantes com idades entre 13 e 21 anos, que estejam matriculados no ensino médio regular ou técnico em todo o Brasil. A competição nasceu em 2014, com sua primeira edição, e continua forte após uma década, tendo capacitado quase 3 mil jovens em ferramentas de empreendedorismo socioambiental.

O Inova Jovem é uma competição gratuita que incentiva a criação de modelos de negócios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os jovens participantes têm acesso a workshops, treinamentos e orientações sobre como desenvolver um negócio a partir do zero. Eles são avaliados por uma equipe de especialistas e os finalistas têm a oportunidade de apresentar seus projetos diante de um painel de jurados, no formato de um pitch, com o time vencedor recebendo prêmios.

Apesar de seu foco em ensinar conceitos do empreendedorismo socioambiental para os participantes, a competição também fomenta o desenvolvimento de outras habilidades, como o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas sociais. Pedro Losso, ex-participante do Inova Jovem, ingressou na competição durante seu último ano no Colégio Técnico de Limeira (COTIL) e fez parte da equipe vencedora de 2022. Para ele, as experiências foram positivas e ajudaram no seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

“Foi uma experiência incrível. A competição é muito bem estruturada, o que facilita o aprendizado. Eu particularmente gostei da forma como eles apresentam os conceitos, usando exemplos de vencedores de edições anteriores. No entanto, o destaque da minha experiência na competição foi a oportunidade de apresentar um pitch sobre o projeto que eu e minha equipe desenvolvemos com tanto empenho para uma banca de jurados”, compartilha Losso, que agora está cursando Sistemas de Informação na Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Construindo uma rede de parceiros

Ao longo das edições do Inova Jovem, mais de 100 mentores já se disponibilizaram para as sessões de mentorias com as equipes, sendo que alguns deles têm se envolvido nessa missão ao longo de vários anos. Um exemplo é Vital Yasumaru, supervisor de Incubação e Empreendedorismo da Incubadora da Unicamp (INCAMP), que começou a atuar como mentor no programa em 2019 e está comprometido em fazê-lo novamente pela quinta vez consecutiva. “É sempre gratificante acompanhar o processo de modelagem de negócios dos times participantes”, celebra Yasumaru.

Além dos mentores, que são profissionais experientes do mercado capazes de orientar os jovens em seus projetos, outros parceiros essenciais da competição são as escolas e os professores. A competição atingiu um marco histórico no ano passado, em 2022, com alunos de 100 instituições diferentes. Essa diversidade é possível por conta do apoio que essas escolas e professores oferecem à competição, divulgando e estimulando os jovens a participarem. 

Pedro Losso foi um dos estudantes que participou da competição devido à ampla divulgação realizada pelo seu Colégio, o COTIL. O jovem relata que os professores frequentemente mencionavam e incentivavam o Inova Jovem, tornando o programa amplamente conhecido entre os alunos. Desde a sua primeira edição em 2014, o COTIL é um parceiro do programa, tendo conquistado o primeiro troféu da competição com a sua equipe vencedora.

Conquistas do Inova Jovem

Ao longo das 10 edições da competição, alguns anos se destacaram em termos de participação. Em 2019, por exemplo, tivemos a maior edição presencial do Inova Jovem e, até então, a última neste formato, como explica Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela organização da competição.

“Em 2019, contamos com a presença de impressionantes 681 alunos, divididos em 173 equipes, representando 37 escolas em sete estados brasileiros. No entanto, em 2020, devido à pandemia, a competição teve que se adaptar e migrar completamente para o formato virtual, uma mudança que se mantém em 2023 e vem nos trazendo esse aspecto positivo de abrangência nacional da competição.”, comenta Kishi.

Após três edições realizadas online, o ano de 2022 alcançou o ápice em termos de participantes conectados à tela, com um total de 566 alunos inscritos, distribuídos em 133 equipes, representando também sete estados brasileiros, além do Distrito Federal. Essa mudança de formato marcou o início de uma nova era para o Inova Jovem, que almeja cada vez mais conquistar participantes de diferentes localidades do país. 

Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, reconhece a importância da competição e a descreve como a porta de entrada para jovens que desejam seguir carreiras no empreendedorismo. Ele também enfatiza o papel fundamental do Inova Jovem em estimular o impacto socioambiental nas ideias de negócios das equipes.

“A cada ano, testemunhamos ideias brilhantes de jovens que ainda estão no ensino médio. É incrível ver a capacidade e a maturidade desses alunos.  Me chama a atenção como eles têm um senso de realismo, tendo clareza sobre os aspectos fortes e fracos de seus modelos de negócio e como isso pode impactar diretamente a sociedade de forma positiva. Nossa missão é apresentar essas ferramentas empreendedoras para que eles desenvolvam essas ideias e a pensem de forma aplicável e real”, explica Lopes.

Os projetos vencedores das edições anteriores abordaram uma variedade de temas, incluindo saúde mental e bem-estar, prevenção da violência contra a mulher, facilitação do comércio e vendas, planejamento financeiro, biocurativos, entre outros. 

Inscrições abertas para a edição de 2023

As inscrições para a edição de 2023 estão abertas. Para participar, os alunos devem formar equipes de 3 a 5 pessoas, da mesma escola ou de colégios variados, e se inscreverem até o dia 17 de setembro no site do Inova Jovem. As inscrições são gratuitas e os vencedores receberão prêmios em dinheiro. Para garantir a vaga, acesse aqui. 

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014, o Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para jovens estudantes a nível nacional. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023FM2S Educação e Consultoria Poliedro EducaçãoFundação FEACNewCastle Idiomas
Apoiadores do Inova Jovem 2023Comvest