Notícias

Na imagem está uma plateia de frente com um telão. No telão está uma apresentação de uma equipe do Inova Jovem 2019. Fim da descrição.

Inova Jovem 2023 está com dois novos times para a final

Duas equipes finalistas da competição foram desclassificadas pela não participação obrigatória no Treinamento Individual de Pitch, gerando a classificação das duas próximas equipes com maiores notas no canvas. 

Texto: Caroline Roxo | Foto: Edição presencial do Inova Jovem 2019

O Inova Jovem 2023, competição de empreendedorismo jovem organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, teve duas equipes desclassificadas da final do evento pela ausência no Treinamento Individual de Pitch. A regra da participação está presente no Regulamento com a obrigatoriedade da presença de pelo menos um integrante por time, sob pena de desclassificação. Com a desclassificação dos times, duas novas equipes sobem para a final do evento, que acontece nesta quinta-feira, 23, às 15h. Faça sua inscrição gratuita para assistir à final aqui!

As duas novas equipes que vão compor o grupo dos seis finalistas já realizaram o Treinamento Individual de Pitch, na última sexta-feira (17), e  agora também estão na disputa pelos dois títulos da competição: Melhor Modelo de Negócios e Voto Popular. 

A primeira categoria é o principal título do programa, consagrando o time vencedor com a premiação da competição. A equipe vencedora leva para a casa prêmio em dinheiro e bolsa de inglês da escola de idiomas NewCastle. Os dois novos times entram para compor uma final mais diversificada, com participantes de quatro estados diferentes: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Paraná. 

Estão na competição os times: Aventus, VacinAção, BioFertiza, Tecmura, Mira e E.I. (estudante inovador).

Inscreva-se gratuitamente na Final do Inova Jovem 2023 e vote no time favorito para vencer a categoria Voto Popular. Clique aqui! 

Conheça as duas novas equipes finalistas

Mira

A equipe Mira é composta por quatro alunas do ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, Minas Gerais. Os membros são: Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes e Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento.

O projeto da equipe propõe uma pulseira para mães surdas, com funções de babá eletrônica e a emissão de alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-estar (3).

E.I. (estudante inovador)

A equipe E.I. é composta por quatro estudantes do ensino médio da escola estadual C.E.C.M. Professor Francisco Villanueva, em Rolândia, Paraná. Os membros são: Hugo Rian Bezerra Da Conceição, Lorena Maria Gomes Farias, Isadora Francisca Irmer Santos, Lethicia Boni Cardoso e Lucas Antonio Ray. 

O projeto do time propõe um aplicativo para facilitar a venda de produtos advindos da agricultura familiar e orgânica. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Consumo e Produção Responsáveis (12).

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada para jovens estudantes. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. 

O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e Consultoria, Poliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas.

Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest