Notícias

Esta é uma imagem de uma chamada de vídeo com três participantes. O primeiro participante tem um design abstrato colorido como plano de fundo. O segundo participante está em uma sala branca com uma planta ao fundo. O terceiro participante está em uma sala branca com uma mesa e um computador ao fundo. Na parte inferior da imagem, estão os controles da chamada de vídeo, incluindo a opção para parar de compartilhar e sair da chamada. Fim da descrição.

Inova Jovem 2023 realiza treinamento de pitch para os participantes da competição

A capacitação foi aberta  a todos os participantes da competição e não apenas aos finalistas. Foram 84 pessoas online. 

Texto: Brener Pompêo 

A Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu, no dia 10 de novembro,  a tradicional capacitação em pitch para todos os participantes do Inova Jovem 2023, e não mais apenas aos seis times finalistas, como acontecia em edições anteriores. O evento contou com a participação de 84 pessoas online.

O evento teve a participação de Vital Yasumaru, Supervisor de Empreendedorismo e Incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), para ministrar o Treinamento. Yasumaru explicou aos participantes o que é uma apresentação pitch e detalhou o passo a passo para uma boa execução da técnica. 

“A ideia aqui não é apenas realizar uma apresentação para obter investimento, mas sim persuadir os jurados na final de que a ideia de vocês é sólida, bem estruturada e respaldada por pesquisas, mentorias e validações”, explicou.

Agora, os seis times finalistas receberão um Treinamento Individual de Pitch. Esse treinamento é uma oportunidade para os finalistas obterem feedbacks personalizados e orientações específicas, a fim de aprimorarem seus projetos e suas apresentações, preparando-os de forma adequada para a disputa pelo prêmio.

Cada equipe terá uma sessão de 30 minutos, focada em seu projeto e em sua apresentação. As equipes finalistas são: Educação LRKT, Preserved Nature, Aventus, Tecmura, VacinAção e Biofertiza, que concorrem em duas categorias: Avaliação da Banca e Voto Popular. 

Final do Inova Jovem 2023

No dia 23 de novembro, das 15 às 17 horas, acontecerá a final do Inova Jovem 2023. Os seis times finalistas terão que apresentar seus modelos de negócio em forma de pitch, mostrando suas soluções sustentáveis para problemas reais da sociedade. O público poderá acompanhar o evento de forma gratuita, basta se inscrever aqui.

Na categoria Avaliação da Banca as equipes disputam o prêmio principal da competição, que consiste em mil reais em dinheiro para cada membro do time, além de uma bolsa de inglês com duração de 18 meses, oferecida pela escola NewCastle Idiomas. Na segunda categoria, elas disputam o prêmio de Voto Popular, que será definido pelos participantes online do evento, que poderão votar ao vivo na sua equipe favorita. Ambos os times vencedores recebem certificados. 

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada para jovens estudantes. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. 

O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e Consultoria, Poliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas.

Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest