Notícias

A imagem mostra um grupo de jovens participantes do programa Inova Jovem, realizado pela Inova Unicamp. Eles estão vestindo camisetas azuis e laranjas e reunidos em torno de uma mesa em um auditório. Todos usam crachás e parecem estar envolvidos em uma conversa animada, possivelmente trabalhando em um projeto. No fundo, há uma grande tela exibindo uma apresentação de slides com as palavras “Inova Jovem”. As fileiras de assentos no auditório estão vazias, sugerindo que o grupo está tendo uma sessão de trabalho em equipe ou uma reunião fora do horário normal de aula. Fim da descrição.

Inova Jovem 2023: Seis times disputam a final no dia 23 de novembro 

Educação de Qualidade, Saúde e Bem-estar, Ação Contra a Mudança Global do Clima e Consumo e Produção Responsáveis: Conheça os projetos finalistas do Inova Jovem 2023

Texto: Caroline Roxo e Brener Pompêo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A maior competição de empreendedorismo para jovens estudantes do país, o Inova Jovem, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, está na reta final. Foram dois meses de atividades com capacitações de empreendedorismo para que as equipes participantes pudessem criar modelos de negócios sustentáveis a partir de suas ideias. Agora, chegou a hora de conhecer os seis times que vão disputar a final da competição, que já tem data marcada.

A Final do Inova Jovem 2023 acontece no dia 23 de novembro, às 15 horas, de forma online e será aberta a todos os interessados em conhecer os trabalhos finalistas. Os times ainda necessitam da ajuda do público presente para vencer a categoria Voto Popular. 

As equipes concorrem em duas categorias: Melhor Modelo de Negócios e Voto Popular. A primeira categoria é o principal título do programa, consagrando o time vencedor com a premiação da competição. A equipe vencedora leva para a casa prêmio em dinheiro e bolsa de inglês da escola de idiomas NewCastle

Inscreva-se gratuitamente na Final do Inova Jovem 2023. Clique aqui! 

Finalistas do Inova Jovem 2023

Educação LRKT 

A equipe Educação LRKT é composta por quatro alunos do ensino médio integrado ao técnico de Logística no IFES de Cariacica, no Espírito Santo. Os membros são: Renata Magno Braga Queiros de Souza, Lucas dos Santos de Oliveira, Kamilla Victoria Vieira Arruda e Thalita Alves de Souza Corrêa.

O projeto da equipe propõe o lançamento de um aplicativo de biblioteca virtual, democratizando o acesso à educação de qualidade para crianças e adolescentes no Brasil. Este aplicativo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade (4) e Redução das Desigualdades (10). 

Preserved Nature

A equipe Preserved Nature é composta por três alunos do ensino médio do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, em Pinheiro, Maranhão. Os membros são: Natanael Silva Rodrigues, Emanoel dos Santos Silva, e Rilton dos Santos Morais.

O projeto visa combater a poluição causada pelos automóveis ao oferecer um catalisador feito de carvão e metais como platina e inox para ser acoplado no carro e transformar gases poluentes em outros gases menos nocivos ao meio ambiente. O projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Ação Contra a Mudança Global do Clima (13).

Aventus

A equipe Aventus é composta por quatro alunos do ensino médio do Poliedro Colégio, em São José dos Campos, São Paulo. Os membros são: Letícia Dos Anjos Ferreira, Renzo Honorato Mimoso, Yuri Harthman Dias e Gabriel Solis.

O projeto consiste em uma plataforma digital que oferece educação financeira de forma interativa e envolvente. Baseado em pesquisas do Fórum Econômico Mundial e da MIT Technology, utiliza simulações 3D imersivas para ensinar sobre a história e o funcionamento das transações comerciais, das economias globais e de outros serviços essenciais. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade (4).

Tecmura

A equipe Tecmura é composta por cinco alunos do ensino médio do Colégio Shunji Nishimura, em Pompéia, São Paulo. Os membros são Joanna Cortez de Bernardi, João Pedro Moreno Alegre, Ana Júlia Zambon, Giovanna Rodrigues Ienco Martins e Guilherme Dias dos Santos.

O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo e uma pulseira de monitoramento. A proposta oferece informações e orientações sobre a saúde reprodutiva das mulheres, desde o ciclo menstrual até a gravidez e o pós-parto. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-estar (3).

VacinAção

O projeto VacinAção é composto por três alunos do ensino médio do Colégio Céus, em Osasco, São Paulo. Os membros são João Victor Zabotto, Lucas Bracco Yamamoto e Thyago Torres de Oliveira Câmara.

O objetivo do projeto é oferecer  à população periférica acesso facilitado ao sistema de vacinação, fornecendo uma infraestrutura de qualidade para os atendimentos. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-estar (3).

Biofertiza

A equipe Biofertiza é composta por cinco alunos do ensino médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Bacabal, Maranhão. Os membros são Bruna Letícia Sousa do Nascimento, Luís Henrique Ribeiro Aquino, Ana Flaviely da Silva Cunha, Fábio Oliveira Pereira Júnior e Kaio Ícaro Gonçalves Alves.

O projeto visa desenvolver e comercializar biofertilizantes para melhorar a qualidade do solo, a produtividade das plantas e a sustentabilidade ambiental. Os biofertilizantes, formulados com nutrientes essenciais e micro-organismos benéficos, visam reduzir a necessidade de fertilizantes químicos, fortalecendo a resistência das plantas a pragas e doenças. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Consumo e Produção Responsáveis (12).

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada para jovens estudantes. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. 

O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e ConsultoriaPoliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas.

Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest