Notícias

A imagem é um print retirado da chamada do Zoom ao vivo no evento da final do Inova Jovem 2023. Na imagem estão as quatro alunas vencedoras e a professora coordenadora do projeto. Elas estão lado a lado e sorrindo. Fim da descrição.

Pulseira para mães surdas é o tema das vencedoras do Inova Jovem 2023

O time de quatro alunas do Instituto Federal de Minas Gerais venceu as duas categorias da competição: Avaliação da Banca e Voto Popular. 

Texto: Caroline Roxo 

A equipe MIRA, formada por quatro estudantes do ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, Minas Gerais, apresentou um projeto de inclusão social voltado para mães surdas e levou as duas premiações na final do programa Inova Jovem 2023, competição de modelagem de negócios organizado anualmente pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp)

As jovens venceram as duas categorias da competição: Avaliação da Banca e Voto Popular, revelados na final da competição, que aconteceu na última quinta-feira, 23, e reuniu 285 pessoas on-line. Assista a gravação da final aqui

O projeto das alunas Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes e Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento com acompanhamento da professora Cristina Maertens é uma pulseira para mães surdas, com funções de babá eletrônica e a emissão de alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora. 

“É admirável a qualidade dos trabalhos que são apresentados por alunos tão jovens. Nós estimulamos o empreendedorismo como carreira e oferecemos capacitações gratuitas para que eles possam aprender e desenvolver seus projetos, no entanto, todo esforço é mérito deles, que demonstram maturidade e entusiasmo em participarem”, comenta Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.  

O trabalho das meninas está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de número 3, o Saúde e Bem-estar, e traz em pauta a realidade de 5% da população, que são cerca de 10 milhões de cidadãos diagnosticados com surdez, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Além de todo o desenvolvimento do modelo de negócios, o que chamou a atenção da banca de jurados é que as estudantes também já iniciaram a produção do protótipo da pulseira, apresentado no evento da final. Com isso, as meninas não só levaram as duas categorias da competição como também ganharam, ao vivo, uma premiação extra do jurado da banca Renato Toi, co-fundador da Baita Aceleradora. O empreendedor ofereceu às meninas uma mentoria específica em hardware totalmente gratuita. 

Inova Jovem 2023 revela uma final mais diversa

O Inova Jovem 2023 representou a 10ª edição da competição, sendo o quarto ano consecutivo que está no modelo 100% on-line, e apresentou a final mais diversa no âmbito regional de todas as edições, com a participação de equipes representando quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Paraná. 

“Por mais um ano estamos comemorando a expansão regional do Inova Jovem. No ano passado, registramos inscritos das cinco regiões do Brasil e, neste ano, comemoramos a final mais diversificada em termos regionais da competição. Tivemos 600 inscritos de 11 estados brasileiros, é um alcance a ser comemorado”, expõe Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela organização e gestão do Inova Jovem.  

A banca avaliadora da edição de 2023 foi composta por André Marques, líder do time de startups, na UniAngels, Renato Toi, co-Fundador da Baita Aceleradora e Roseane Ramos, fundadora e CEO da MatchIT e presidente do grupo Unicamp Ventures

Todos os seis projetos finalistas foram elogiados pela banca de jurados, que enfatizou a alta qualidade das apresentações e dos projetos, elaborados por jovens ainda no ensino médio, que, em sua maioria, tinham entre 16 e 18 anos de idade. 

Participantes do painel do Zoom na final do Inova Jovem 2023

Sobre o Programa Inova Jovem

Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada para jovens estudantes. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. 

O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e Consultoria, Poliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas.

Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest