Notícias

Workshop de Modelos de Negócios dá início a fase de capacitação do programa Inova Jovem

IMG_8523[1]

Texto e Fotos: Vanessa Fujihira

Neste último sábado, dia 30 de Agosto, aconteceu o Workshop de Business Model Canvas (BMC), principal evento de capacitação do programa Inova Jovem, que oferece treinamento em empreendedorismo para alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e  Colégio Técnico de Limeira (Cotil). O treinamento foi oferecido pela Baita Aceleradora, patrocinadora do programa, e contou com a presença de 36 alunos selecionados do Cotil e Cotuca.

No período da manhã, os participantes foram recebidos pelo professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova Unicamp, que explicou que o programa atende a uma expectativa da reitoria de incluir os colégios Cotuca e Cotil nas iniciativas de empreendedorismo realizadas pela Inova. “Queremos dar uma chance a estes alunos de entrarem em contato com o ambiente empreendedor”, disse Mori. Na sequência, Nathália Andrade, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, e Vanessa Sensato, gerente de comunicação, apresentaram as regras do programa Inova Jovem e sanaram as dúvidas sobre conceitos básicos de inovação e propriedade intelectual.

Logo em seguida, o palestrante Renato Toi, co-fundador da Baita, introduziu para as equipes presentes a metodologia Canvas, explicando de modo prático os 9 pontos principais da metodologia. Toi também ressaltou a importância do empreendedorismo como cultura, além de apresentar cases de sucesso na área, ajudando os participantes a imergirem no universo do empreendedorismo. “Minha expectativa é que esses estudantes possam montar modelos de negócios mais consistentes e alinhados com a realidade, estando, assim, muito mais próximos de criar sua prórpia empresa”, afirma Renato Toi.

Toi[1]

No período da tarde, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos pela manhã. Cada equipe recebeu o auxílio do seu respectivo mentor empresarial, que são profissionais atuantes no mercado e se disponibilizaram a auxiliar as equipes na montagem do Canvas, colaborando para que as ideias iniciais se transformem em produtos comerciais. Para a mentora Taíla Lima, da Gentros Ltda, “o empreendedorismo no Brasil tem que entrar cada vez mais cedo na grade curricular do ensino”. Opinião que também é defendida por Fábio Kiyan, da Embraer. Ele diz que a implementação de disciplinas de empreendedorismo para faixas etárias mais novas é fundamental para a formação de profissionais mais maduros e capacitados. Segundo Taíla, “os alunos do ensino técnico têm grande abertura para a criatividade e imaginação fértil para empreender, uma vez que não apresentam tantos bloqueios e vícios”.

O programa Inova Jovem está em sua primeira edição e busca despertar nos alunos o empreendedorismo inovador como opção de carreira, criando oportunidades para que ele transformem suas ideias em negócios, bem como capacitar os participantes na metodologia BMC. “Muitos jovens têm ideias, mas não sabem o caminho que deve ser percorrido até chegar no produto comercial final. Aqui no Inova Jovem estamos aprendendo a transformar a ideia em produto e em inovação”, disse Gabriel Minicheli, aluno do Cotil e participante da competição.

Estão patrocinando a primeira edição do programa Inova Jovem a Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora, a empresa Griaule e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.