Notícias

Equipe Automação e Controle de Irrigação apresenta proposta para o setor agrícola

Automação

Texto: Marina Nania

Foto: Bianca Ribeiro

A Equipe Automação e Controle de Irrigação, finalista do Programa Inova Jovem, competição de modelos de negócio para alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, propõe em seu projeto um aplicativo que visa otimizar o processo de irrigação no setor agrícola e paisagista, resultando em economia de água e energia. A proposta, que conecta o aplicativo a um circuito elétrico/eletrônico que monitora a umidade do solo e aciona o sistema de irrigação, possibilita ao cliente a manutenção do cenário ideal para seu plantio – podendo, portanto, aumentar sua produtividade.

A equipe, que é composta pelos estudantes de Mecatrônica do Cotuca Lucas Bernardi, Bruno Constança, Fernando Lovo, Lucas Von Ah e Júlio Ribeiro, contou com a orientação do mentor Marcelo Lima, da Agroinfo. Além disso, em setembro deste ano, o projeto conquistou o terceiro lugar na Categoria “Apresentação Protótipo” da IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos – competição voltada a estudantes de cursos técnicos de todo o Brasil. Os membros da equipe acreditam que sua participação no Inova Jovem acrescenta muito a seus currículos, e contam que, durante a Mostra, foram amplamente parabenizados por serem finalistas do programa.

A equipe Automação e Controle de Irrigação é uma das seis finalistas do programa Inova Jovem. A final da competição acontece no próximo dia 10 de outubro, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. O evento é fechado para as equipes finalistas e convidados. O Inova Jovem está em sua primeira edição e tem como patrocinadoras a empresa Griaule, a Escola Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.