Notícias

Equipe Cardiotensão traz projeto de pulseira que mede pressão arterial e batimentos cardíacos

Cardiotensãoe

Texto: Marina Nania
Foto: Bianca Ribeiro

A Equipe Cardiotensão, finalista do Programa Inova Jovem – competição de modelos de negócio para alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) – apresenta, em seu projeto, uma pulseira que mede os batimentos cardíacos e a pressão arterial de seus usuários. A equipe aponta que o grande diferencial da ideia é o fato de que a pulseira mede os dados constantemente e avisa o usuário assim que detectar uma irregularidade. Normalmente, as pessoas fazem a medição apenas quando já estão com sintomas de doenças cardíacas ou hipertensão. Por este motivo, um acompanhamento contínuo – como propõe a equipe – permite que as medidas necessárias sejam tomadas mais rapidamente, evitando que possíveis problemas se agravem.

A equipe é composta pelos alunos Thays dos Santos, Gustavo Colombari, Felipe Baccari Barbosa, Paulo R. L. Nalesso e Mirele Dias, todos estudantes do curso técnico em Enfermagem no Cotil.  Os membros da equipe, que contaram com o auxílio do mentor Iron Daher – da Griaule Biometrics – na concepção de seu projeto, relatam ter recebido apoio dos docentes com quem conversaram sobre o programa. A equipe obteve ainda a ajuda do comitê de especialistas oferecido pela Inova para agendar uma reunião com representantes da Samsung, com o intuito de discutir seu trabalho. “Chegamos a conversar com um representante da Samsung que nos passou alguns pontos que estão sendo observados e analisados por todos os membros”, afirma a equipe.

A Cardiotensão é uma das 6 equipes finalistas do programa Inova Jovem. A final da competição acontece no próximo dia 10 de outubro, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. O Inova Jovem está em sua primeira edição, e tem como patrocinadoras, além da Griaule, a Escola Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.