Equipe MECânicos propõe frasco inteligente para medicamentos

MECanicos

Texto: Marina Nania

Fotos: Bianca Ribeiro

A equipe MECânicos, finalista do Programa Inova Jovem, competição de modelos de negócio para alunos do Colégio Técnico de Campinas e do Colégio Técnico de Limeira idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, apresenta em seu projeto um frasco inteligente que é conectado a um aplicativo para celulares e tablets, lembrando os pacientes da hora de tomar seus medicamentos. A ideia possibilita ainda que a posologia seja informada pelo próprio médico do usuário, de modo a evitar enganos na dosagem e no consumo destes medicamentos.

A equipe é composta pelos estudantes Gabriel Aparecido Olímpio, Matheus Manfrin, Milena Campos Soares, Rui Hideyoshi Honda e Paulo Henrique Cesário, do Cotuca. Os alunos foram orientados pela mentora Alice Arashiro, consultora de negócios do Núcleo Softex, contando também com o auxílio dos representantes da ANS Pharma, empresa-filha da Unicamp e que atua no ramo de fármacos e medicamentos. Os alunos avaliam que a experiência de capacitação proporcionada pelo Inova Jovem os apresentou novas possibilidades de carreira. “É muito bacana ter contato com o mundo dos negócios desde cedo”, afirmam.

A equipe é uma das 6 finalistas do programa Inova Jovem. A final da competição acontece no próximo dia 10 de outubro, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp. O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. O Inova Jovem está em sua primeira edição e tem como patrocinadoras a Griaule, a Escola Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.