Notícias

Estão abertas inscrições para Inova Jovem 2020, competição online de empreendedorismo para o ensino médio

Estudantes podem se inscrever ideias inovadoras de 3 a 27 de agosto

Texto por Thais Oliveira e foto por Pedro Amatuzzi

Estão abertas as inscrições para o Inova Jovem 2020, a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada ao ensino médio, promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

Na competição totalmente gratuita, alunos de ensino médio público ou privado participarão de atividades capacitadoras com o objetivo de desenvolver modelos de negócio com impacto social. A novidade desta edição é sua realização totalmente online, que facilita o acesso de equipes de todos os cantos do Brasil. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até dia 27 de agosto pelo site: www.inova.unicamp.br/inovajovem/inscricoes2020

Para se inscrever, os alunos devem formar equipes de três a cinco alunos e inserir uma ideia de um projeto inovador, seja um produto, serviço ou processo. As seis equipes com os melhores modelos de negócio avaliados irão para a final e poderão concorrer a até R$5 mil reais por equipe, mais certificados.

Com o foco no desenvolvimento modelos de negócio que se sustentem financeiramente e ao mesmo tempo produzam benefícios para a sociedade, o projeto tem que estar baseado em um dos cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), selecionados para a competição:

• Saúde e Bem-Estar
  • Educação de Qualidade
  • Energia Limpa e Acessível
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Consumo e Produção Responsáveis

Para a transformação dos projetos em modelos de negócios, os estudantes receberão as capacitações necessárias para empreender: Workshop de inovação, canvas e negócios sociais; treinamentos de pitch e mentorias com profissionais de vasta experiência no mercado. Os detalhes de cada capacitação podem ser conferidos neste link.

Após a capacitação, as equipes devem entregar os Canvas para serem avaliados e concorrerem a uma vaga para a final online. As finalistas competirão com apresentações em forma de pitch no dia 23 de outubro, às 15h.

Mais informações podem ser conferidas no Regulamento e dúvidas enviadas a inovajovem@inovaunicamp.org.

Sobre o Inova Jovem

O Inova Jovem foi criado em 2014, com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para jovens do ensino médio, além de suprir a falta desse tipo de cultura nas escolas. A competição, que já capacitou mais de 2100 alunos, no ano passado bateu seu recorde de participação: 173 equipes inscritas, 681 alunos dispostos em sete estados brasileiros e o Distrito Federal.

Patrocinadores do Inova Jovem 2020: FM2S, Matera, Poliedro Educação

Apoiadores do Inova Jovem 2020: Campinas Tech, C6 Bank, Expo Ensino, Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, 2.5 Ventures