Finalistas do Inova Jovem participam da última capacitação do programa

Texto e fotos: Juliana Ewers

Prestes a enfrentar cara à cara a banca de avaliadores, no próximo dia 12 de novembro, os finalistas do Programa Inova Jovem 2015 participaram no sábado passado da última capacitação antes da final da competição: o Treinamento de Pitch.

Ministrado por Carlos Gondo, atual professor da Extecamp (Escola de Extensão da Unicamp), com anos de experiência na IBM e na HP; o workshop compilou uma série de dicas para que os alunos possam se preparar para a apresentação final.

INOVAJovem12

Pitch: o discurso de elevador

Conforme explicado por Gondo, o Pitch consiste em uma apresentação sucinta em que o apresentador objetiva “despertar interesse, prender a atenção do espectador e sair com uma reunião marcada”. “Como se você entrasse em um elevador com um potencial investidor e ao chegar no andar em que deseja você tivesse conseguido vender a sua ideia”, diz.

Tudo seria basicamente resumido na frase: Minha empresa (A) está desenvolvendo (B) para a ajudar (C) a resolver o problema (D).

Para tal, é preciso usar linguagem de vendas e saber persuadir seu ouvinte. “É como entrar na mente do outro, fazê-lo compreender o que você diz e perceber como aquela oportunidade é boa”, afirma.

Nesse contexto, a apresentação deve seguir como um roteiro, em que são apresentados os seguintes aspectos: a Oportunidade, considerando sempre do ponto de vista de quem escuta o que o apresentador diz; a Solução; os Diferenciais; e a Proposta da empresa.

“No mercado, ninguém investe em conceitos. Quanto mais robusta e aplicável for a sua solução, mais aberta a entende-la seu investidor estará”, avalia Gondo.

O primeiro minuto

É nesse instante que o apresentador ganha – ou perde – seu espectador. Por isso, é preciso pensar muito bem por onde começar. É crucial que o conteúdo seja interessante e traga informação efetivamente nova para a plateia, a ponto de prender sua atenção e instiga-la a continuar ouvindo.

Contar histórias

Para melhorar o entendimento do espectador, a melhor saída é contar histórias pois isso ajuda na forma com que as pessoas recebem aquele determinado conteúdo.

Proposta adequada

Seja franco e direto. Diga onde você está hoje, passe credibilidade e bom planejamento.

Outras dicas

• Prepare-se previamente para a sua apresentação
  • Mostre segurança. Faça contato visual com o público. Não olhe para pontos cegos nem fique lendo slides
  • Não enrole
  • Adote visual e roupas clean. O que você diz é que precisa chamar a atenção
  • Treine antes e desprenda-se da ansiedade do momento
  • Slides em cores harmônicas e que utilizem imagens coerentes ao assunto
  • Adote textos curtos nos slides e, obviamente, o uso correto do português
  • Fontes clássicas para evitar desconfiguração dos slides em outros computadores
  • Tamanho da fonte acima de 30 pt
  • Saia de números isolados e prefira tabelas em sua apresentação
  • Preocupe-se com associação de cores. Exemplo: vermelho, amarelo e verde remetem na nossa cabeça diretamente às mensagens semafóricas (pare, atenção e siga). Isso pode conduzir a pessoa a esse tipo de associação.
  • Vídeos podem ser bons aliados
  • Excesso de informação pode ser prejudicial, porque significa atenção dividida. Tome cuidado.

“Saber apresentar é um conhecimento muito importante para subir na carreira. Acho muito importante que eles passem por esse tipo de capacitação”, finaliza Gondo.

As seis equipes finalistas do Programa Inova Jovem 2015 – Onda 3, Party Hard e Pensa+, do Cotil, e Arted, Inova Auto e Prime, do Cotuca – participam do final da competição no dia 12 de novembro, a partir das 14h, no Auditório II da AFPU, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Programa Inova Jovem 2015

O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.

INOVAJovem1