Inova Jovem 2019 tem recorde de 173 equipes inscritas

Por Kátia Kishi

Em sua sexta edição, o Programa Inova Jovem, idealizado e realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, acaba de bater seu recorde de inscrições com 173 equipes concorrendo na competição de empreendedorismo, 71 a mais que no ano de 2018, totalizando 681 alunos integrantes de times.

O Programa é voltado para alunos do ensino médio regular ou técnico com objetivo de ensinar ferramentas que os possibilitem enxergar o empreendedorismo como opção de carreira.  As equipes são formadas por três a cinco membros da mesma escola e neste ano, são oriundas de 37 escolas de sete estados brasileiros – Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e o Distrito Federal.

Segundo a organização do Inova Jovem, além do Programa já estar consolidado, um dos diferenciais da edição, que influenciou no aumento de equipes inscritas, foram as parcerias firmadas pela Agência com escolas e instituições de outras cidades. Essas escolas parceiras vão transmitir a seus alunos o conteúdo do Workshop de Capacitação, primeira fase da competição, a qual no mínimo dois membros de cada equipe devem participar para não ter o time desclassificado.

Os times inscritos da Região de Campinas devem participar presencialmente do Workshop que será realizado no dia 28 de setembro (sábado) a partir das 8h30 no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM Unicamp), campus de Campinas, (endereço: Rua Albert Sabin, s/nº. Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP). O evento é fechado para participantes inscritos.

Nesta edição, os alunos terão uma palestra sobre inovação com Marcelo Gandur, gerente técnico da 3M, multinacional americana reconhecida pela inovação e que detém marcas como Post-it, Scotch Brite e outras. Depois, haverá um treinamento em modelagem de negócios (Business Model Canvas) com Virgílio Marques dos Santos, CEO da FM2S Treinamento e Consultoria.

As equipes que estiverem no Workshop presencial em Campinas também terão a possibilidade de participar da atividade chamada speed mentoring, com mentores empresariais para auxiliar as equipes a montarem seus canvas. Para continuar na competição, as equipes devem entregar seus canvas finalizados no dia 07 de outubro. A partir dos canvas, serão selecionadas as seis equipes finalistas, que receberão um treinamento de pitch e vão concorrer aos seguintes prêmios:

• Categoria Voto Popular: um troféu para o time e certificado por integrante
  • Categoria Avaliação da Banca: um troféu e um cheque simbólico para o time, além de certificado e R$ 1000,00 (valor bruto) por integrante.

MAIS SOBRE O INOVA JOVEM 2019

O Programa Inova Jovem foi criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp para fomentar o empreendedorismo baseado em inovação como opção de carreira para jovens do ensino médio regular e técnico. Em sua sexta edição, hoje o Programa tem abrangência nacional e já capacitou mais de 1700 alunos em inovação, construção de modelos de negócio, apresentação da ideia para investidores e muito mais.

Patrocinadores do Inova Jovem 2019: NovartisFM2SMatera

Apoiadores do Inova Jovem 2019: OppC6 BankLiga EmpreendedoraEnactus UnicampPrefeitura de Campinas3M

Mais informações em: https://www.inova.unicamp.br/inovajovem/