Notícias

A imagem é uma foto dos palestrantes do Workshop Inova Jovem 2023 antes de iniciar os eventos, dentro da plataforma Zoom. Fim da descrição.

Inova Jovem chega a sua 10ª edição com 600 alunos inscritos na competição 

O programa Inova Jovem registrou 600 inscritos de todo o Brasil e iniciou suas atividades no último sábado, com o Workshop de modelagem de negócios

Texto: Caroline Roxo

O programa Inova Jovem, organizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), celebra o seu aniversário de 10 anos com a inscrição de 600 alunos de 11 estados do Brasil, sendo eles: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

O programa de empreendedorismo para alunos de ensino médio regular e técnico iniciou suas atividades no último sábado, 23, com uma das principais atividades da competição, o Workshop de modelagem de negócios, que aconteceu no formato on-line via plataforma Zoom. 

O evento foi acompanhado por mais de 250 pessoas assistindo simultaneamente, além de equipes que se reuniram para acompanhar o treinamento juntos. O Workshop foi iniciado pelo professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, que expressou a sua alegria em ver a motivação dos jovens em mais uma edição. 

“É sempre muito interessante participar da competição, ver tanto jovens em um sábado de manhã participando desse evento, ver quantas pessoas e quantos jovens acreditam na causa do empreendedorismo”, comemorou Lopes, abrindo a sua apresentação sobre a Inova Unicamp. 

Estímulo à construção de negócios de impacto socioambiental 

Um dos critérios para a inscrição no Inova Jovem é a seleção de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os times participantes devem desenvolver suas ideias de negócios de forma a estar em sintonia com um dos ODS da ONU. Isso não apenas promove o empreendedorismo, mas também incentiva o surgimento de negócios com impacto socioambiental positivo.

Com o propósito de familiarizar os participantes com esses modelos de negócios e orientá-los sobre como incorporar esses objetivos em suas ideias, o Workshop inclui uma palestra dedicada aos Negócios de Impacto Socioambiental. Neste ano, a palestra foi ministrada por Karina Cappelli e Rodrigo Correia, ambos representantes da Fundação FEAC e patrocinadores do Inova Jovem 2023.

Cappelli iniciou a apresentação explicando o tema e contextualizando a necessidade do desenvolvimento de Negócios de Impacto Socioambiental. Já Correia apresentou o Programa Juventudes, que faz parte da Fundação. Ele usou o Juventudes para trazer exemplos práticos de ideais que se tornaram negócios e se pautam em resolver problemas socioambientais. 

Modelando negócios na metodologia Business Model Canvas 

A peça central do programa é a elaboração de modelos de negócios, seguindo a metodologia conhecida como Business Model Canvas. Durante o programa, essa metodologia é empregada para ajudar os jovens a transformarem suas ideias em possíveis empreendimentos. Neste ano, quem conduziu o treinamento para os estudantes sobre essa metodologia foi Murilo Marques dos Santos, sócio fundador da FM2S Educação e Consultoria, empresa-filha da Unicamp hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e uma das patrocinadoras da competição. Santos guiou os participantes através de um passo a passo sobre como construir um Business Model Canvas, ilustrando com exemplos práticos para uma compreensão mais eficaz.

Antes do treinamento sobre modelagem de negócios, Luís Gustavo Megiolaro, diretor-executivo das unidades escolares do Poliedro Educação, comemorou a participação em mais uma edição, reafirmando a parceria duradoura entre a Inova Jovem e o Poliedro, que já completa quatro anos consecutivos de patrocínio ao programa. 

“Muito bacana fazer parte desse projeto como ex-aluno da Unicamp que eu fui e também como professor. Vendo esse chat animado com muitos estudantes de várias regiões, de diversas escolas. Então quero parabenizar o engajamento e a presença de todos esses estudantes”. 

Próximos passos do programa Inova Jovem

Nos próximos dias, os estudantes vão começar a trabalhar nos projetos a serem entregues, com o recebimento dos arquivos de modelagem de negócios para preenchimento, treinamento de plataforma de mentorias e a abertura das solicitações de sessões com os mentores da competição. 

É indicado que os inscritos fiquem atentos aos e-mails informados no formulário de inscrição para que não percam nenhuma atividade. Além disso, a organização da competição também disponibilizou um canal no Telegram para que os jovens possam ficar ainda mais atentos às etapas e não perderem nenhuma data.

Sobre o programa Inova Jovem

Criado em 2014, o Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para jovens estudantes a nível nacional. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais. 

Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e Consultoria,  Poliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas
Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest