Inova Jovem reúne 155 estudantes em workshop de Design Thinking

O Programa Inova Jovem 2016 começou! No último sábado, dia 27 de agosto, a competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp para alunos de colégios técnicos e ensino médio do Estado de São Paulo reuniu 155 estudantes na capacitação de Design Thinking, capitaneada por Luiz Borges, engenheiro de produto e desenvolvimento da 3M.

inovajovem-117

“Incentivar a inovação e o empreendedorismo é a missão da Inova Unicamp. Ver o Inova Jovem se tornar uma competição aberta a todos os colégios do Estado de São Paulo e conseguir encher um auditório como este nos dá a certeza de que em um futuro próximo será como o Desafio Unicamp, irá se tornar nacional”, avaliou o professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, durante a abertura do evento.

inovajovem-11

O workshop fez os alunos trabalharem a metodologia do Design Thinking pensando na experiência de presentear uma pessoa. Para tal, os estudantes se dividiram em duplas e entrevistaram uns aos outros para, depois, produzir um protótipo do presente que melhor agradaria o parceiro de trabalho.

inovajovem-50

“Muito legal começar a competição pelo Workshop de Design Thinking, porque assim os estudantes já pensam para quem vão desenvolver seus projetos. Isso cria uma conexão muito grande entre o que eles vão fazer e as pessoas que eles vão atender com essas ideias”, analisa Borges.

As criações, feitas a partir de materiais recicláveis e de papelaria, foram as mais diversas possíveis.

inovajovem-93 inovajovem-86 inovajovem-81inovajovem-79  inovajovem-95

“O workshop nos fez pensar em várias coisas. Estamos trabalhando em um projeto para agora, mas já temos uma ideia maior que deverá ser desenvolvida depois daqui”, afirmou Rafael Furlan, estudante do Cotuca.

“Com o workshop conseguimos pensar de maneira diferente para criarmos projetos melhores”, analisa Letícia Yumi, estudante do Cotil.

Além do Cotuca e Cotil, participaram também da capacitação estudantes dos colégios: Etecap, Colégio da Embraer, ETECs, ETEVAV, Anglo Centerville, Bento Quirino e Instituto Federal de São Paulo.

Programa Inova Jovem 2016

O Inova Jovem 2016 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio do Estado de São Paulo. Este ano, patrocinam o evento Banco do Brasil, Embraer, Griaule, IMA – Informática de Municípios Associados, MATERA Systems, 3M e Movile.

inovajovem-21