Inova lança competição de empreendedorismo para ensinos médio e técnico

Texto: Carolina Octaviano

No segundo semestre de 2014, a Agência de Inovação Inova Unicamp lança o Programa Inova Jovem, competição que tem como objetivo despertar nos alunos do ensino médio e técnico o empreendedorismo inovador como opção de carreira. Nesta primeira edição, a competição é voltada para alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). A ideia surgiu devido à iniciativa bem-sucedida do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição nacional de modelo de negócios que é voltada para um público de graduados e pós-graduados.

“O Inova Jovem estende a possibilidade de capacitação em empreendedorismo de uma maneira mais acessível e específica aos alunos de colégios médio e técnico”, esclarece o Professor Milton Mori, diretor executivo da Inova. Nesse sentido, o Programa Inova Jovem visa criar oportunidades aos alunos mais jovens que queiram transformar suas ideias em negócios inovadores.

Mori explica que o Inova Jovem vai capacitar os participantes na metodologia de elaboração de modelos de negócio (business model canvas) e colocá-los em contato com empresas parceiras, que irão ajudar os alunos a pensar em seu negócio. “A criação do Programa Inova Jovem objetiva atrair jovens alunos para conscientizá-los sobre a carreira empreendedora e, assim, mostrar a eles que podem montar empresas através do próprio conhecimento em ciência, tecnologia e inovação”, aponta.

Na opinião da Professora Teresa Celina Meloni Rosa, diretora do Cotuca, o projeto tem todos os requisitos para estimular os jovens a ver o empreendedorismo como opção de carreira. “Houve uma aceitação bastante grande pelos professores do Cotuca. O Inova Jovem é um projeto bem-vindo e vai ser muito bom para incentivar os alunos a buscarem o caminho do empreendedorismo”, comenta.

O Professor Paulo Sérgio Saran, diretor do Cotil, avalia o Inova Jovem como uma ótima oportunidade para os alunos. “É uma iniciativa extremamente válida e há muito esperada. Tenho certeza de que será um sucesso e que haverá grande receptividade entre os alunos, devendo ajudá-los no futuro profissional deles”, conclui.

As inscrições estarão abertas de 1 a 22 de agosto.