Notícias

Preocupação com saúde e meio ambiente, cuidados íntimos e conexão de TI: Veja os projetos finalistas do Inova Jovem 2021

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi

A oitava edição do Inova Jovem, maior competição de empreendedorismo para estudantes do ensino médio e/ou técnico do país, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), tem seis times finalistas que transformaram suas ideias em modelos de negócio com viés social. Os trabalhos trazem questões como preocupação com a saúde mental, sustentabilidade e meio ambiente, cuidados íntimos e conexão para profissionais da Tecnologia da Informação (TI). Das seis equipes, duas são de Bauru, do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán”, duas de Limeira, do Colégio Técnico de Limeira (COTIL), uma de São Paulo, da Etec Jornalista Roberto Marinho e outra que reúne alunos de cinco escolas diferentes do Estado de São Paulo e Minas Gerais. 

Os seis times selecionados irão apresentar os pitches de seus trabalhos na final do Inova Jovem 2021, que acontece nesta sexta-feira, 22 de outubro, às 15 horas. As equipes finalistas concorrem em duas categorias, Avaliação da Banca e Voto Popular. Na primeira, pelo voto da banca, o prêmio é de R$1.000,00 por integrante e certificado. Na segunda, pelo voto popular, a equipe vencedora recebe menção honrosa e certificado. Além disso, as equipes também terão a chance de imergir em um Summer Job na Agência Sabiá, oferecido pela Roseane Ramos, uma das avaliadoras presentes na banca do júri. 

Neste ano, 360 estudantes do ensino médio ou técnico de todo o Brasil aceitaram o desafio e se inscreveram para participarem da competição. Após workshop sobre modelos de negócios e mentorias com especialistas, foram entregues 49 trabalhos produzidos por esses alunos, que se dividiram em times. Todos os projetos da competição foram baseados em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para conferir os pitches dos seis finalistas e entender melhor do que se trata cada modelo de negócio, participe gratuitamente da final, que será transmitida via Zoom. Não deixe de votar e apoiar o seu favorito, faça a inscrição para participar aqui

Conheça os projetos finalistas 

Bustop

O time formado por quatro alunos do Colégio Técnico de Limeira (COTIL) vai defender a ideia de um aplicativo para o uso de transporte público. A proposta dos estudantes é reunir informações de rotas, preço e acessibilidade a fim de melhorar a experiência dos usuários de transporte público e estimular o uso, reduzindo a emissão de carbono dos veículos privados. 

 Oizus 

A equipe reuniu dados que mostram o agravamento dos problemas psicológicos durante a pandemia. O time de alunos do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán”, em Bauru, também apresentou números expressivos do aumento da procura por atendimento psicológicos online. Pensando em otimizar os atendimentos e facilitar o cliente a encontrar o melhor profissional com o custo benefício desejado, o grupo propõe uma plataforma de atendimento domiciliar e totalmente virtual. 

Onda Verde

Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Técnico de Limeira (COTIL) já se preocupam com causas sustentáveis. O time reúne informações de mercado e propõe o desenvolvimento de um aplicativo de consumo sustentável. A plataforma online do modelo de negócio da equipe Onda Verde conta com cardápio, lojas que comercializam produtos sustentáveis e até mesmo uma calculadora de carbono. 

Re’glow

Cinco jovens da Etec Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, aliaram o gosto pela moda com a preocupação por questões ambientais. A loja online chamada de Re’glow será baseada na técnica upcycling e venderá roupas customizadas para clientes autênticos e que também se preocupam com o meio ambiente. O time já criou até uma identidade visual para a marca. 

TechPeriods

O projeto de quatro meninas do Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” é um aplicativo informativo para mulheres. Neste aplicativo, também será captado recursos para doações de absorventes íntimos, pensando em minimizar a problemática da pobreza menstrual, que atinge cerca de 4 em cada 10 mulheres, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Johnson & Johnson Consumer Health.

WeCode

O time, que reúne alunos do Instituto Federal Muzambinho, Colégio ETAPA III, Colégio Anglo Morumbi, Escola Estadual Professora Marilene de Oliveira Acetto e Colégio Poliedro São José dos Campos, pensou em uma solução para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com dados apresentados pela equipe, o país apresenta mais vagas do que profissionais formados por ano. No entanto, os estudantes de TI não são estimulados suficientemente a seguirem na profissão. Portanto, a ideia do time é criar Clubes para promover oportunidades, aprendizados e networking entre estudantes e profissionais da área. 

Sobre o Inova Jovem  

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas sete edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.      

Patrocinadores 2021: Agibank, Matera, Colégio Poliedro e Via Consulting   

Apoiadores 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, ComVest e Vestibular Unicamp 2022