Programa Inova Jovem reúne 271 alunos em Workshop de Inovação

Com recorde de inscritos na competição desse ano, o Programa Inova Jovem 2017 iniciou suas atividades no último sábado, dia 19, com a realização do Workshop de Inovação, que contou com a participação de 271 alunos, vindos de 45 municípios diferentes do Brasil. A capacitação ocorreu no Auditório 5 da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp e, simultaneamente, em colégios parceiros da Agência de Inovação na competição.

Dando as boas-vindas aos alunos participantes, o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, destacou o entusiasmo dos estudantes e a participação de alunos, via internet, em outras localidades. “O recorde no número de inscritos demonstra que esses estudantes, mesmo tão jovens, já estão atentos às habilidades e aos conhecimentos esperados do profissional do futuro. Ver esse auditório cheio – e saber que temos também alunos em outras localidades participando – nos dá a certeza de que eles querem chegar mais bem preparados no mercado”, afirma Frateschi.

A primeira palestra do dia foi ministrada por Luiz Eduardo Serafim, diretor de Marketing da 3M. Tratando sobre Inovação, Serafim detalhou o conceito e trouxe aos estudantes uma série de exemplos reais que comprovam como uma inovação disruptiva pode acabar com um mercado. Exemplo disso: a chegada do Netflix e o fim das locadoras.

Na sequência, comentou a cultura de inovação dentro da 3M e como a empresa incentiva os colaboradores a serem intraempreendedores, apresentando ideias e projetos novos. “Esse estímulo constante de pensar, ter novas ideias, faz com que a 3M tenha esse extenso portfólio de produtos que detém. Em muitos casos, temos um produto que, ao olharmos de uma forma diferente para ele, descobrimos uma nova funcionalidade e novo mercado potencial”, comentou.

Cabeças alinhadas ao conceito de inovação, foi a vez de trabalhar a metodologia de Design Thinking. Marco Soares, da FM2S, desafiou os estudantes a aplicarem os conceitos em cima de algum problema que eles identifiquem na própria escola e, a partir disso, prototipar uma solução. No período da tarde, Virgílio Marques dos Santos, sócio fundador da FM2S, fechou o dia de capacitação com o workshop de Lean Canvas, no qual os estudantes já começaram a trabalhar em seus projetos.

“O Design Thinking nos ajuda a enxergar melhor o que o cliente quer. Em alguns casos, essa evolução do produto não é necessariamente tecnológica, pode ser uma adaptação mais simples. Já no caso do Lean Canvas, é uma ajuda muito importante para sabermos lidar com a bagunça do ambiente de startup. Com ele, passamos a centralizar algumas coisas, ficando mais fácil compreender no que é necessário focar atenção para chegar lá”, avalia Virgílio.

A equipe da Liga Empreendedora atuou como monitora durante o workshop, dando apoio aos estudantes no desenvolvimento do Canvas.

Agora, as equipes inscritas têm até o dia 3 de setembro para desenvolver a primeira versão do canvas e encaminhar para a organização do Programa Inova Jovem, através do e-mail: inovajovem@inovaunicamp.org. Os 20 melhores projetos serão selecionados, ganharão o acompanhamento de um mentor empresarial e seguem para a próxima etapa da competição.

Programa Inova Jovem 2017

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio regular de todo o Brasil. Este ano, patrocinam o programa: Embraer, Banco do Brasil, 3M, FM2S e MATERA Systems. Apoiam o evento Expo Ensino e Liga Empreendedora da Unicamp.