Notícias

Unicamp convida alunos de colégio técnico e ensino médio regular para competição de empreendedorismo

Por Juliana Ewers

Depois de desafiar os alunos de graduação e pós-graduação a desenvolverem modelos de negócio para as patentes da universidade, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) convida agora estudantes de colégios técnicos e ensino médio regular de todo o Brasil a participarem do Programa Inova Jovem 2017, uma competição de empreendedorismo baseada nas ideias de negócio propostas pelos próprios alunos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de agosto.

A competição dura quatro meses. O primeiro evento da competição será o Workshop de Inovação, que está agendado para o dia 19 de agosto, a partir das 8h30, na Unicamp. No dia, os estudantes serão capacitados nas metodologias de Design Thinking e Lean Canvas.

“O Programa canaliza toda a energia que os jovens têm para os projetos. Esse é um aproveitamento eficiente desse entusiasmo que eles trazem para a competição. A partir disso, mais do que desenvolver a cultura empreendedora, o programa demonstra a cada etapa que o empreendedorismo é também uma opção de carreira para esses alunos”, avalia o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.

Depois dessa etapa, os estudantes devem fazer a primeira entrega do Canvas, que passará pela avaliação de uma banca, responsável por selecionar os 20 melhores projetos. A partir daí as equipes ganham um mentor empresarial, que irá acompanha-los durante a competição, trazendo uma visão de mercado para a equipe. Haverá uma segunda entrega do Canvas, que determinará as seis equipes finalistas da competição desse ano. Todos os aprovados para a final passarão por um treinamento de Pitch. A equipe vencedora ganha até R$ 5 mil (R$ 1 mil para cada integrante) e certificado de participação.

Para se inscrever, as equipes devem ter de três a cinco integrantes, entre 14 e 21 anos, regularmente matriculados em colégios técnicos ou ensino médio regular do Brasil. No formulário, os participantes já devem definir o nome de sua equipe na competição, descrever (em até 200 palavras) sua ideia de negócio e compartilhar o link do YouTube para um vídeo de até dois minutos sobre a ideia de negócio.

Informações adicionais sobre a competição e o regulamento estão disponíveis no site: www.inova.unicamp.br/inovajovem

Anote na agenda!
Etapas do Programa Inova Jovem:
Inscrições: Até 17 de agosto
Workshop de Inovação: 19 de Agosto
Entrega do 1º Canvas: 3 de Setembro
Entrega do 2º Canvas: 8 de Outubro
Treinamento de Pitch Online: 27 de Outubro
Final da Competição: 9 de Novembro

Programa Inova Jovem 2017

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio regular de todo o Brasil. Este ano, patrocinam o programa: Embraer, Banco do Brasil, 3M e MATERA Systems. Apoiam o evento Expo Ensino e Liga Empreendedora da Unicamp.