Foto colorida mostra parcialmente duas pessoas de costas escrevendo em notas adesivas coloridas. Fim da descrição.

Desafio Unicamp abre inscrições para edição 2023

Universitários e maiores de 18 anos interessados em empreendedorismo podem participar. Serão distribuídos até 63 mil reais em prêmios para as equipes vencedoras e finalistas. Expectativa da Inova Unicamp, organizadora da competição é ampliar diversidade de equipes participantes 

 

Texto: Agnes Sofia Guimarães Cruz| Foto: Gabriela Neves-Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp está com inscrições gratuitas abertas para o Desafio Unicamp 2023. Estudantes de graduação, pós-graduação e todos os interessados em empreender e inovar com ciência e tecnologia podem participar da competição de modelagem de negócios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A 13ª edição do Desafio Unicamp será realizada totalmente online e distribuirá até 63 mil reais em prêmios em dinheiro – para os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental – e em serviços de aceleração para startups e bolsas de estudos em programas de desenvolvimento profissional para os vencedores e finalistas da competição. 

As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de março no site do Desafio Unicamp 2023 ou até se esgotarem as vagas para a competição. Para participar, é preciso ser uma pessoa maior de 18 anos e se reunir em grupo de 3 a 5 pessoas. Não é preciso ter vínculo com a Unicamp.

Inscrições em duas etapas 

As inscrições para o Desafio Unicamp 2023 são feitas em duas etapas. Na primeira, o grupo precisa escolher até três opções de tecnologias da Universidade, entre os 50 perfis disponíveis no site da competição, e eleger um representante para preencher o formulário geral de inscrição com o nome e e-mail de todos os participantes da equipe. 

Neste ano, cada tecnologia só poderá ser trabalhada por uma equipe. Quanto antes o grupo se inscrever, mais disponibilidade de perfis terá para a escolha. Na segunda etapa, cada integrante da equipe recebe um e-mail da organização e deve responder ao formulário individual de inscrição para confirmar a participação geral da equipe. 

O campeonato tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas em pesquisas da Unicamp e protegidas pela Agência de Inovação da Universidade. O desafio é pensar em uma estratégia sustentável de mercado ou que apresente impacto socioambiental para a patente ou software escolhido. 

Capacitações e oportunidades

A competição online tem duração de quatro meses e se destaca pelas capacitações que oferece. Os participantes do Desafio Unicamp 2023 terão contato com a Metodologia Lean Canvas e mentorias acadêmicas e com profissionais do mercado nacional e internacional.

Também serão compartilhados conteúdos sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologias e treinamento de pitch – técnica usada para apresentar ideias e convencer potenciais investidores -, para a apresentação final do modelo de negócios para uma banca avaliadora. 

A competição permite que os seis times finalistas saiam do evento com um modelo de negócios competitivo para o mercado. Os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental ainda recebem 3 mil reais para cada participante, oferecidos pela Inova e  Fundação Educar

Os vencedores e finalistas também recebem a possibilidade de aceleração com a Baita Aceleradora, acesso gratuito a treinamentos em programa de desenvolvimento profissional oferecidos pela FM2S e isenção na submissão de projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). 

Sobre o Desafio Unicamp 2023

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 12 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.480 pessoas. A última edição da competição, em 2022, contou com a participação de 181 participantes, das cinco regiões do país – representatividade que foi inédita no programa. 

A expectativa da 13ª edição é manter a variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2023 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora e Ativy.

Os apoiadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC),  Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.