Em versão online, Workshop Desafio Unicamp viabiliza conteúdo e mentorias para quase 200 participantes

Por Thais Oliveira

Em meados do mês de março, frente à pandemia do coronavírus, a Agência de Inovação Inova Unicamp se viu com o desafio de transformar seu maior programa de capacitação em empreendedorismo – o Desafio Unicamp – em um programa online. Os times da Agência se uniram um uma força tarefa para viabilizar que todas as fases da competição fossem viabilizadas por meio de plataformas online. No último sábado, dia 4 de abril, o esforço teve seus primeiros impactos positivos.

O Workshop do Desafio Unicamp, maior atividade capacitadora da competição, manteve o conteúdo previsto, com uma palestra sobre inovação com o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova, o curso de lean canvas, com Patricia Tavares, CEO da startup Neuralmind, e a oferta de mentorias para as equipes participantes no período da tarde. Assim como nos anos anteriores, a décima edição do Desafio Unicamp contou com alta presença de participantes: 190 pessoas acompanharam ao vivo o webinar no período da manhã. No período da tarde, 65 mentorias ocorreram em 3 horas, conectando mais de 250 pessoas, por meio da plataforma ExpertiseMe, empresa-filha parceira do evento.

“O fato de termos transmitido o workshop de forma online, não foi um empecilho para que pudéssemos manter a qualidade presente nesses últimos 10 anos de competição. Tivemos que nos adequar a um evento online que antes era realizado de forma presencial e apesar de termos um número menor devido à pandemia, o ponto positivo foi a participação de pessoas de todo o Brasil e até de outros países, tivemos espectadores de Portugal e Colômbia. O evento continuou com a função de dar um choque de realidade na formação das pessoas em empreendedorismo e apresentá-lo como possibilidade de carreira”, expressou Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Patricia Tavares, CEO da Neuralmind, empresa-filha da Unicamp instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp especializada em inteligência artificial, compartilhou sua jornada empreendedora e o caso de sucesso da startup que recebeu auxílio do PIPE FAPESP (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Um dos pontos altos de sua palestra, que esclareceu como fazer um lean canvas a partir do próprio exemplo prático da Neuralmind, foi o de aconselhar os times de como prospectar clientes e parceiros para validação do modelo de negócios. Tavares também lembrou de quando trabalhava na Inova Unicamp e ajudou a criar a competição Desafio Unicamp, em 2010, sendo gratificante ver que essa iniciativa continua dando frutos após 10 anos.

“O Desafio Unicamp está cada vez melhor e é uma oportunidade ímpar de estimular o ecossistema empreendedor nacional. A competição não forma somente empreendedores, como também profissionais e líderes com mindset empreendedor que, mesmo não abrindo empresas, poderão solucionar problemas de forma disruptiva. Dessa forma, vejo que o Desafio supre uma das grandes lacunas da educação superior no país, que é a de empreendedorismo. Os participantes saem da competição entendendo e sendo capazes de vender produtos com impacto real no mercado”, comentou Tavares.

O Workshop faz parte de uma das atividades de capacitação do Desafio Unicamp, mas também é aberto a qualquer pessoa interessada. De acordo com pesquisa de avaliação respondida pelos espectadores, 40% deles não possuíam vínculo com a iniciativa e se sentiram motivados a assistir à capacitação para adquirir conhecimento na área, empreender e conhecer mais sobre a metodologia Lean Canvas.

O Workshop pode ser conferido na íntegra no canal da Inova Unicamp no YouTube, basta clicar neste link para assistir. As apresentações de Frateschi e Tavares podem ser baixadas acessando este endereço.

Experiências no Workshop

A oportunidade de aprendizado também foi destaque para a maior parte dos participantes. 97% avaliou o evento como “bom” ou “muito bom”. Para Júlia Marques, integrante da equipe Esquadrão Fênix e aluna do curso de Física na Unicamp, a capacitação foi muito positiva. “Para mim, participar do Workshop e receber as mentorias foi energizante! Recebemos os esclarecimentos necessários sobre empreendedorismo e o incentivo para usar a ciência a fim de fazer o mundo girar”, comemora Marques.

À tarde, as equipes realizaram mentorias através da plataforma criada por uma empresa-filha, a ExpertiseMe, que facilita a conexão entre mentores e interessados em receber mentorias.  Foi solicitado que cada equipe fizesse pelo menos três sessões para que recebessem um auxílio voltado à modelagem de negócio. Anterior ao Workshop, as equipes foram atendidas pelos mentores acadêmicos, que foram os inventores das tecnologias escolhidas.

O próximo passo para as equipes é o primeiro desenvolvimento do modelo de negócio, que deve ser entregue até dia 27 de abril. Até lá, elas poderão continuar solicitando mentorias pela plataforma e colocar em prática as 10 validações requisitadas pela organização, no mercado da startup criada. Confira as próximas fases e datas na Agenda do Desafio Unicamp.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: NeuralmindFM2SSolvay GroupClarkeModet e Baita Aceleradora.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: IncampPrefeitura de CampinasNúcleo CampinasCâmara Brasil-AlemanhaCastelo Creative SpaceVenture HubCampinas TechLiga EmpreendedoraCentro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.