Equipe Plasmáticos vence Desafio Unicamp 2020

Da redação

Com um modelo de negócios voltado para a descontaminação de alimentos embalados à vácuo – desenvolvido a partir de uma tecnologia de Plasma Frio resultado de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA) e o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) – a Equipe Plasmáticos venceu o Desafio Unicamp 2020. A final aconteceu nesta quinta-feira, dia 18 de junho, e foi transmitida online pela Agência de Inovação Inova Unicamp para um público de quase 300 espectadores simultâneos, totalizando uma audiência de quase 400 pessoas no decorrer do evento.

Reverson Fernandes Quero, doutorando em Química Analítica na Unicamp, representou a Plasmáticos em um pitch de seis minutos, seguido por perguntas da banca avaliadora. Mais dois integrantes formam a equipe Plasmáticos: Lhwan Philippe Silva, que é graduando em Física na Unicamp e Paulo Augusto Gradiz do Nascimento, graduando em Engenharia Agronômica na USP-ESALQ. O time teve o apoio do mentor acadêmico e também inventor da tecnologia, professor Anderson Sant’ana (FEA), e dos mentores empresariais Murilo dos Santos, Camila Joana Nascimento e Antonio Intini.

O evento foi gravado e está disponível para visualização no YouTube da Inova Unicamp. Desde o Workshop de Modelo de Negócios, todas as atividades do Desafio Unicamp 2020 foram adaptadas para serem realizadas de forma não-presencial, e com a grande final isso não foi diferente.

“Estou muito contente com o resultado que conseguimos com a 10ª edição do Desafio Unicamp. Quando decidimos manter a competição de modelo de negócios mesmo no contexto da pandemia de corona vírus precisamos adaptar o formato para que pudesse ser feito de forma online. Realizar o Desafio foi realmente um desafio, mas a escolha de manter o programa foi acertada e muito gratificante”, disse professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, na abertura do evento.

A equipe vencedora do Desafio Unicamp 2020 foi anunciada pelo reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel.

“É uma alegria poder participar deste evento que já se tornou tradicional. É realmente incrível o que todos fizeram aqui. A Unicamp é um modelo no Brasil e na América Latina, e até no mundo quando se fala na criação de novas oportunidades em novos negócios. Temos um contato muito forte com as empresas-filhas, um ecossistema que se desenvolve mais a cada dia”, avaliou o reitor.

A equipe Plasmáticos foi escolhida pela banca avaliadora, composta por Lidiane Oliveira, que é diretora de P&D para América Latina na Solvay, Cláudio Castanheira, que é diretor geral da Clarke Modet Propriedade Intelectual, Virgílio Marques de Souza, fundador da FM2S Consultoria, Brenda Kutnikas Gildin, da Anjos do Brasil, Magnus Varassin Arantes, fundador da LM Invest, José Muritiba, diretor-executivo da ABStartups, Omar Branquinho, presidente do Campinas Tech e Oswaldo Fernandes, fundador da Baita Aceleradora.

Além da equipe Plasmáticos, também teve destaque na final do Desafio Unicamp, a equipe Natural Thymus, que foi a preferida do público, como o melhor pitch. A Natural Thymus elaborou um modelo de negócios para uma patente desenvolvida em colaboração entre a FEA, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) e o  Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Com foco no mercado da panificação saudável, a proposta da Natural Thymus é desenvolver e comercializar um conservante a base de óleo de tomilho para pães e bolos. A tecnologia baseada em microencapsulação tem como benefícios o aumento em 30 dias na vida útil do produto, a ação antimicrobiana e a ausência de gosto residual no produto final.

A enfermeira e empreendedora Geisiquel do Nascimento Miranda representou a Natural Thymus no pitch. Também fazem parte da equipe Natural Thymus a livre-docente em Educação pela Unesp, Arilda Inês Miranda Ribeiro, Bruna Guedes de Melo, que é mestranda no programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na Unicamp, Bruna Lago Tagliapietra, que é doutoranda no programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na Unicamp e a empreendedora Vanessa Camargo Ribeiro. O time teve o apoio da mentora acadêmica Marta Duarte, que é pesquisadora e diretora do CPQBA e do mentor empresarial, Tiago Dias, que é especialista de marketing na Bayer nos Estados Unidos.

Veja os pitches de todos os finalistas no YouTube da Inova Unicamp.

Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: NeuralmindFM2SSolvay GroupClarkeModet e Baita Aceleradora.

Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: IncampPrefeitura de CampinasNúcleo CampinasCâmara Brasil-AlemanhaCastelo Creative SpaceVenture HubCampinas TechLiga EmpreendedoraCentro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.