Sete Pessoas sorrindo para câmera em chamada virtual

Erik Sander, da Universidade da Flórida mentora participantes do Desafio Unicamp

As 10 equipes melhor selecionadas na competição tiveram a oportunidade de receber mentoria e implementar seus modelos de negócio

Por Thais Oliveira

Uma das atividades tradicionais do Desafio Unicamp, competição de modelagem de negócios organizada pela Inova Unicamp, é a mentoria internacional. Neste ano, a capacitação foi dada pelo Prof. Erik Sander, da Universidade da Florida (UF) e participaram as 10 equipes melhor selecionadas na primeira fase da competição.

Atualmente, Sander é diretor-executivo do Engineering Experiment Station na Universidade da Florida e têm experiência com gestão de fundos de investimento e desenvolvimento de startups. Foi diretor do fundo de investimento da UF e da Cenetec Ventures, uma incubadora de base tecnológica.

Engenheiro de formação, começou a carreira analisando motores de aeronaves para empresas como a NASA. Em 1995, ingressou na Universidade da Florida como diretor do Engineering Research Center and the Florida Energy Systems Consortium, sendo responsável por cooperações com a indústria, empreendimentos e transferências de tecnologias.

No Desafio, o professor compartilhou seu conhecimento em duas partes: Palestra sobre como apresentar os diferenciais de uma solução frente a investidores e mentorias individuais focadas nos modelos de negócio desenvolvidos na competição.

As dicas de Sander

Sander acredita em dois pontos essenciais para a criação de um negócio com proposta de valor: Qual é o problema econômico que a solução da empresa se propõe a resolver e como ter uma vantagem competitiva para resolvê-lo, gerando retorno financeiro.

“A combinação desses dois pontos é a visão que se tem sobre o produto ou solução. Se é possível resolver um problema e se há recompensa financeira, então se tem um modelo de negócio”, comentou o professor.

Sander comentou que muitos empreendedores quando apresentam seu modelo focam no problema e deixam a solução de lado. Ele acredita que para se conhecer o negócio, é preciso fazer algumas perguntas como “O que é a solução?” “O que ela faz e por que ninguém mais faz igual?” e “Como outras pessoas podem se beneficiar dela?”.

Para o professor, se há progresso nestas respostas, há mais oportunidade para se conversar sobre o produto, sendo que “o ideal é conseguir transformar o Canvas em uma conversa natural” e convencer as pessoas do porquê a solução é uma necessidade ou uma “dor de cabeça contínua” do mercado.

Apesar de no Desafio Unicamp os modelos de negócio serem baseados em patentes da Universidade, Sander comentou que além da tecnologia é preciso pensar em como minimizar riscos, como por exemplo aprovar o modelo com consumidores, ter suprimentos para produção ou definir os canais de distribuição. Para ele, existem empresas que estão preocupadas com o seu cliente número 1000, mas não pensam que antes disso precisam estruturá-la para atender os outros 999.

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição gratuita baseada nas tecnologias da Unicamp. Seu objetivo é fomentar a criação de startups a partir de patentes e softwares protegidos pela Universidade. Em 11 anos de realização, o evento já capacitou 3 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Baita AceleradoraClarkeModetInstituto EldoradoFM2S – Educação e ConsultoriaNeger TelecomVia Consulting.

Os apoiadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Agência Unesp de InovaçãoCampinas TechBiotechtownCastelo Creative SpaceCenagri JuniorEsalq Jr ConsultoriaIncampNúcleo CampinasParque Científico e TecnológicoPrefeitura de CampinasUni AngelsVenture Hub.